ÀBÍKÚ (nascer-morrer) - segundo os estudos de Pierre Verger
Pierre Verger, através da sua pesquisa e coragem, cujo
legado será eterno.
Se uma mulher, em país yorubá dá à luz uma série de crianças
natimortas ou mortas em baixa idade, tradição reza que não se trata da vinda ao
mundo de várias crianças diferentes, mas de diversas aparições do mesmo ser
(para eles, maléfico) chamado àbíkú (nascer-morrer) que se julga vir ao mundo
por um breve momento para voltar ao país dos mortos, órun (o céu), várias
vezes.
Comentario meu:
- Na minha opinião, após pesquisar anos, varias filosofias,
seguimentos espiritualistas, conceitos de autores e estudiosos importantes, eu
em particular não acredito muito nesse conceito. Não creio que ele atue como
uma regra, mas, que ele se revele em algumas exceções, ou seja, com algumas
pessoas, pelo fato de terem um carma muito pesado, talvez isso, possa vir a
acontecer!
Ele passa assim seu tempo a ir e voltar do céu para o mundo
sem jamais permanecer aqui por muito tempo, para grande desespero de seus pais,
desejos de ter os filhos vivos. Essa crença se encontra entre os Akan, onde a
mãe é chamada awomawu (ela bota os filhos no mundo para a morte). Os ibo chamam
os abikú de ogbanje, os hauças de danwabi e os fanti, kossamah.
Comentario meu:
- Eu até concordo que possa haver essa maldição para algumas
pessoas, a de ser mãe de seres que venham para morte como castigo, mas,
acredito que cada parto seja uma alma diferente.
Encontramos informações a respeito dos abikú em oito itans
(histórias) de ifá, sistema de adivinhação dos yorubá, classificados nos 256
odu (sinais de ifá). Essas histórias mostram que os abikú formam sociedades no
egbá órun (céu), presididas por iyàjansà (a mãe-se-bate-e-corre) para os
meninos e olókó (chefe da reunião) para as meninas, mas é Aláwaiyé (Rei de
Awaiyé) que as levou ao mundo pela 1ª vez na sua cidade de Awayié. Lá se
encontra a floresta sagrada dos abikú, aonde os pais de abikú vão fazer
oferendas para que eles fiquem no mundo.
Quando eles vem do céu para a terra, os abikú passam os
limites do céu diante do guardião da porta, oníbodé órun , seus companheiros
vão com ele até o local onde eles se dizem até logo. Os que partem declaram o
tempo que vão ficar no mundo e o que farão. Se prometem a seus companheiros que
não ficarão ausentes, essas, crianças apesar de todo os esforços de seus pais,
retornarão, para encontrar seus amigos no céu.
Comentario:
- Em partes dessas lendas, ha´uma outra parte que não
concordo plenamente, que é o fato de que nosso destino esteja em nossas mãos.
Essa historia de que o espirito escolhe seu destino não faz muito sentido, por
que se assim fosse, todo ser só escolheria glorias, prazer, vida longa e muito
poder! Creio que nosso destino seja moldado pelos odús, pelo Deus Criador e
pela nossa missão. Temos coisas pré-determinadas, não temos tanta liberdade
assim. Na verdade como dizia o Mago Gandalph do Senhor dos Aneis "temos
que fazer o melhor com o tempo que nos é dado". Ou seja, temos coisas
pré-estabelecidas, e só o que nos cabe são escolhas, entre bem e mal, morte e
vida...
Os abikú podem ficar no mundo por períodos mais ou menos
longos. Um abikú menina chamada "A-morte-os-puniu" declara diante de
oníbodé órun que nada do que os seus pais façam será capaz de retê-la no mundo,
nem presentes nem dinheiro, nem roupas que lhes ofereçam, nem todas as cosias
que eles gostariam de fazer por ela atrairiam os seus olhares nem lhe
agradariam.
Comentario:
- Isso pode esclarecer o comportamento suícida de muitos
individuos, um exemplo é uma pessoa que muitas vezes tendo tudo do bom e do
melhor, se joga de cabeça no mundo maligno das drogas!
Um abikú menino, chamado ilere, diz que recusará todo
alimento e todas as coisas que lhe queiram dar no mundo. Ele aceitará tudo isto
no céu.
Quando Aláwaiyé levou duzentos e oitenta abikú ao mundo pela
primeira vez, cada um deles tinha declarado, ao passar a barreira do céu, o
tempo que iria ficar no mundo. Um deles se propunha a voltar ao céu assim que
tivesse visto sua mãe; um outro, iria esperar até o dia em que seus pais
decidissem que ele casasse; um outro, que retornaria ao céu, quando seus pais
concebessem um novo filho, um ainda não esperaria mais do que o dia em que
começasse a andar.
Outros prometem à iyàjanjasà, que está chefiando a sua
sociedade no céu, respectivamente, ficar no mundo sete dias, ou até o momento
em que começasse a andar ou quando ele começasse a se arrastar pelo chão, ou
quando começasse a ter dentes ou ficar em pé.
Nossas histórias de ifá nos dizem que oferendas feitas com
conhecimento de causa são capazes de reter no mundo esses abikú e de lhes fazer
esquecer suas promessas de volta, rompendo assim o ciclo de suas idas e vindas
constantes entre o céu e a terra, porque, uma vez que o tempo marcado para a
volta já tenha passado, seus companheiros se arriscam a perder o poder sobre
eles.
É assim que nessas quatro histórias encontramos oferendas
que comportam um tronco de bananeira acompanhado de diversas outras coisas. Um
só dos casos narrados, o terceiro, explica a razão dessas oferendas:
"Um caçador que estava à espreita, no cruzamento dos
caminhos dos abikú, escutou quais eram as promessas feitas por três abikú
quanto à época do seu retorno ao céu."
"Um deles promete que deixará o mundo assim, que o fogo
utilizado por sua mãe, para preparar sua papa de legumes, se apague por falta
de combustível. O segundo esperará que o pano que sua mãe utilizar, para
carregá-lo nas costas se rasgue. A terceira esperará, para morrer, o dia em que
seus pais lhe digam que é tempo de ele se casar e ir morar com seu
esposo."
"O caçador vai visitar as três mães no momento em que
elas estão dando à luz a seus filhos abikú e aconselha à primeira que não deixe
se queimar inteiramente a lenha sob o pote que cozinha os legumes que ela
prepara para seu filho; à segunda que não deixe se rasgar o pano que ela usar
para carregar seu filho nas costas, que utilize um pano de qualidade diferente;
ele recomenda, enfim à terceira, de não especificar, quando chegar a hora, qual
será o dia em que sua filha deverá ir para a casa do seu marido."
As três mães vão, então consultar a sorte, ifá, que lhes
recomenda que façam respectivamente as oferendas de um tronco de bananeira, de
uma cabra e de um galo, impedindo, por meio deste subterfúgio, que os três
abikú possam manter seu compromisso. Porque, se a primeira instala um tronco de
bananeira no fogo, destinado a cozinhar a papa do seu filho, antes que ele se
apague, o tronco de bananeira, cheio de seiva e esponjoso, não pode queimar, e
o abikú, vendo uma acha de lenha não consumido pelo fogo, diz que o momento da
sua partida ainda não é chegado. A pele de cabra oferecida pela Segunda mãe
serve para reforçar o pano que ela usa para levar seu filho nas costas; a
criança abikú não vai achar nunca que esse pano se rasgou e não vai poder
manter sua promessa. Não se sabe bem o porque do oferecimento de um galo, mas a
história conta que quando chegou a hora de dizer à filha já uma moça, que ela
deveria ir para casa do seu marido, os pais não lhe disseram nada e a enviaram
bruscamente para a casa dele.
Nossos três abikú não podem mais manter a promessa que
fizeram, porque as circunstâncias que devem anunciar sua partida não se
realizaram tais como eles tinham previsto na sua declaração diante de oníbodé
órun. Estes três abikú não vão mais morrer. Eles seguiram um outro caminho.
Comentario:
-Percebam que há nessas histórias, aliás como em quase toda
Umbanda e Candomblé que conhecemos, uma forte pitada de superstição, lendas,
mitos e coisas imaginadas por algum mestre. Outra coisa que se nota com
facilidade é a influencia de outros povos além da Africa, como por exemplo os
hindus. Quando mais se estuda, mais certeza se tem de que a Umbanda e
Candomblé, como todos os cultos afros, tem em suas raizes, muito mais
influencia de povos do oriente do que se pensa. Essa historia de usar
bananeira, das receitas magicas como vemos, é de costume dos astrologos e gurús
hindus.
A história ilustra bem o mecanismo das oferendas e de sua
função. Não é o seu lado anedolíco (de lenda) que nos interessa aqui, mas a
tentativa de demonstração de que em país yorubá, a sorte (destino) pode ser
modificada, numa certa medida, quando certos segredos são conhecidos. Entre as
oferendas que os retêm aqui, na terra, figuram, em primeiro plano, as plantas
litúrgicas. Cinco delas são citadas nestas histórias:
- Abíríkolo (crotalaria lachnophera, papilolionacaae)
- Agídímagbayin (não identificada)
- Ídí (terminalia ivorensis, combretacae)
- Ijá àgborin (não identificada)
- Lara pupa (ricinus communis - mamona vermelha)
Ainda mais duas plantas são frequentemente utilizadas para
reter os abikú e que não figuram nessas histórias:
- Olobutoje ( jatropha curcas, euphorbiaceae)
- Òpá eméré ( waltheria americana, sterculiaceae).
A oferta dessas folhas constitui uma espécie de mensagem e é
acompanhada por ofó (encantamentos).
Comentario:
- Só pra explicar aqui, praqueles que criticam superstição,
magia, ritualismo e fé em elementos sagrados ritualisticos, lembramos que a
verdadeira magia nasce nas coisas simples as quais estão presente em todo
universo. E para fanáticos, sectários e religiosos intolerantes, digo que antes
de criticar a fé dos outros, pode se aquietar pois, sua religião, seja ela qual
for, tem estreita ligação com o rito e com a magia. Qualquer religião no mundo
que você estiver ligado! O Islamismo por exemplo, como também o Judaismo e o
Cristianimos, nasceram do culto a um monte chamado Moriáh, como também a
elementos magisticos, sacrifícios e normas lendarias.
Em país yorubá, os pais, para proteger seus filhos abikú e
tentar retê-los no mundo, podem se dedicar a certas práticas, tais como fazer
pequenas incisões nas juntas da criança e aí esfregar atin (um pó preto feito
com ossum, favas e folhas litúrgicas para esse fim) ou ainda ligar à cintura da
criança um ondè, talismã feito desse mesmo pó negro, contido num saquinho de
couro.
Comentario:
- E praqueles que criticam os talismãs, até usando a Biblia
pra isso, saiba que a Biblia tá cheia de citações talismanicas, até mesmo a
criação do Templo, das vestes sacerdotais e muitas outras coisas ao londo da
vida de Cristo nos revelam isso.
A ação protetora buscada nas folhas, expressa nas fórmulas
de encantamento, é introduzida no corpo da criança por pequenas incisões e
fricções, e a parte do pó preto, contida no saquinho do ondé, representa uma
mensagem não verbal, uma espécie de apoio material e permanente da mensagem
dirigida pelos elementos protetores contra os elementos hostis, sendo essa
forma de expressão menos efêmera do que a palavra.
Em uma outra história, são feitas alusões aos xaorôs, anéis
providos de guizos, usados nos tornozelos pelas crianças abikú , para afastar
os companheiros que tentam vir buscá-los no mundo e lembrar-lhes suas
promessas. De fato seus companheiros não aceitam assim tão facilmente a falta
de palavra dos abikú, retidos no mundo pelas oferendas, encantamentos e
talismãs preparados pelos pais, de acordo com o conselho dos babalaôs. Nem
sempre essas precauções e oferendas são suficientes para reter as crianças
abikú sobre a terra. Iyájanjàsa é muitas vezes mais forte. Ela não deixa agir o
que as pessoas fazem para os reter e porá tudo a perder o que as pessoas
tiverem preparado. Contra os abikú não há remédios.
Yiájanjàsá os atrairá à força para o céu. Os corpos dos
abikú que morrem assim, são frequentemente mutilados. A fim de que, dizem, eles
percam seus atrativos e seus companheiros no céu não queiram brincar com eles
sobretudo para que o espírito do abikú, maltratado deste modo, não deseje mais
vir ao mundo.
Essas criança abikú recebem no seu nascimento, nomes
particulares. Alguns desses nomes são acompanhados de saudações tradicionais.
Eles podem ser classificados: quer nomes que estabeleçam sua condição de abikú;
quer nomes que lhes aconselham ou lhe suplicam que permaneçam no mundo; quer em
indicações de que as condições para que o abikú volte não são favoráveis; quer
em promessas de bom tratamento, caso eles fiquem no mundo. A frequência com que
se encontra, em país yorubá, esses nomes em adultos ou velhinhos que gozam de
boa saúde, mostra que muitos abikú ficam no mundo graças, pensam as almas
piedosas, a todas essas precauções, à ação de Òrúnmìlà, e à intervenção dos
babalaôs.
ALGUNS NOMES DADOS AOS ABIKÚ
Aiyédùn - a vida é doce
Aiyélagbe - Nós ficamos no mundo
Akúji - O que está morto, desperta
Bánjókó - Senta-se comigo
Dúrójaiyé - Fica para gozar a vida
Dúróoríìke - Fica, tu serás mimada
Èbèlokú - Suplica para que fique
Ilètán - A terra acabou (não há mais terra para enterra-lo)
Kòjékú - Não consinta em morrer
Kòkúmó - não morra mais
Kúmápáyìí - A morte não leva este daqui
Omotúndé - A criança voltou
Tìjúikú - Envergonhado da morte (não deixa a morte te matar)
Carlinhos Lima - Astrologo, Tarólogo e Pesquisador
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