1 – Linha de Oxalá
Essa linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de
Deus, o verbo solar. É a luz refletida que coordena as demais vibrações. As
entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com
elevação. .
2 – Linha de Iemanjá
Essa linha é também conhecida como Povo d’Água. Iemanjá
significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a
divina mãe na Umbanda. As entidades dessa linha gostam de trabalhar com água
salgada ou do mar, fixando vibrações, de maneira serena. Seus pontos cantados
têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em Orixás da dita linha.
3 – Linha de Xangô
Xangô é o Orixá que coordena toda lei Kármica, é o dirigente
das almas, o Senhor da balança universal, que afere nosso estado espiritual.
Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça. Seus pontos cantados são sérias
invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais
como as montanhas, pedreiras e cachoeiras.
4 – Linha de Ogum
A vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o
mediador de choques conseqüentes do karma. É a linha das demandas da fé, das
aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico,
protege os guerreiros. Os Caboclos de Ogum gostam de andar de um lado para
outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram
vivacidade. Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé,
demandas, batalhas, etc.
5 – Linha de Oxossi
A vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular
dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na
catequese. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos,
assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados traduzem beleza nas
imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e
da natureza, principalmente as matas.
6 – Linha de Yori
Essas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus
aparelhos, maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas.
Quando no plano de protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces,
mas sem desmandos. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes
tristes, falando muito em Papai e Mamãe de céu e em mantos sagrados.
7 – Linha de Yorimá
Também chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos
primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas
manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas
kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as
verdadeiras “mirongas”. Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia,
em fundamentos e ensinamentos. Geralmente gostam de trabalhar e consultar
sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de
sua fumaça.
Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de “pegar bem”
o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores,
conservando-o sempre curvo. Falam compassado e pensam bem no que dizem.
Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros
“Guias”- o seu braço direito. Os pontos cantados nos revelam uma melodia
tristonha e um rítmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo ve
rdadeiras preces de humildade.
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