sexta-feira, 29 de julho de 2016

A importância de Pombagira e Exu




Temos que começar a mudar nossos conceitos de Exú e Pomba Gira. Vamos a partir de agora ver o Exú e a Pomba Gira como aquela polícia que guarda e toma conta das ruas obedecendo sempre uma hierarquia de comando, que é o Exú chefe do Terreiro, e acima dele os guias chefes da Casa. Podemos também ver os Exús como aqueles lixeiros alegres que passam pelas ruas recolhendo toda a “sujeira”.
Vêm com brincadeiras e algazarras, mas fazem um trabalho enorme em benefício da sociedade, que diga-se de passagem é muito pouco reconhecido. E as Pomba-giras seriam as “margaridas” mulheres que trabalham também na limpeza de nossas ruas e nossa cidade, exercendo a sua profissão com presteza e determinação. Assim como devemos ter um conceito mais respeitoso do Exú, devemos também dedicar mais respeito aos trabalhos das Pombas Giras, deixando de encará-las como mulheres vulgares e da vida, que só vêm “para arranjar casamento” ou o que é pior, para desfazer casamentos... Isto é uma coisa absurda e vulgar...
O trabalho da Pomba Gira é sério. É também um trabalho de descarrego, de limpeza, de união entre as pessoas. De abertura dos caminhos da vida, seja do ponto de vista material, mental ou espiritual. A saudação aos Exus: A saudação ao Exú é LARÓYÈ = salve, que também quer dizer salve compadre, boa noite “moça”.
Exú é MOJUBÁ - Moju (Viver a noite) Bá (armar emboscadas) ou seja “armar emboscadas vivendo a noite”. Mas na Umbanda o trabalho dos Exús é o de guardião. Assim ao cumprimenta-lo estamos dizendo: Salve aquele que vive à noite e que arma emboscadas. Assim estamos reconhecendo seu poder e ao mesmo tempo estamos pedindo “Àquele que vive a noite, que nos livre das emboscadas”. Os médiuns que vão fazer a obrigação de Exú devem permanecer em estado de seriedade, afastando-se de bebidas, festas, que neste caso exercem uma atração para as almas desorientadas.
A função da obrigação de Exú é basicamente para fazer com que o Exú assuma no campo a função principal de guardião do médium, desde que este se comporte a altura de sua amizade e respeito. Bebidas: Gostam muito de bebidas voláteis e o aguardente está entre elas ao qual dão o nome de malafo ou marafo, conhaque, cerveja e outras bebidas fortes. As Pomba-giras gostam de anis e champanhe. Não há necessidade de o médium ingerir a bebida, pois a mesma pode ficar num copo e o Exú ou Pomba-gira trabalhar com a sua energia utilizando o conteúdo astral da bebida.
Comidas: Os Exús e Pomba Gira gostam de farofa, dendê, cebola, pimenta, limão, semente de mamona, e as Pombas Giras de enfeites e adornos, sem contar que gostam muito se suas oferendas enfeitadas com Rosas Vermelhas.
Alguns Nomes de Pomba Gira: Pomba Gira do Cruzeiro, do Cais, da Calunga, do Cemitério, Padilha, Mulambo, Cigana, Ciganinha, da Calunga, Maria Bonita, Rosa Maria, Maria Rosa, Maria Rita, Rosa vermelha, Rosa do cruzeiro, Sete Véus, Sete cravos, da Encruza.. Alguns Nomes de Exú: Sete Encruzilhadas, Veludo, Caveira, Tranca Ruas, Caveirinha, Exú Campina, Exú do Cruzeiro, Calunga, do Lodo, Lalu, da Madrugada, da Meia Noite, Mangueira, Mulambo, Mulambinho, Malandro, Malandrinho, Gira Mundo, Tiriri, Marabô, Sete Capas, Cadeado, dos Rios, da Cachoeira, dos Ventos, da Praia, Quebra Galho, Sete Covas, Sete Catacumbas, Sete Luas, Sete Sombras, Três Punhais, Três Cruzes, Sete Chaves, Tranca Tudo, Tira Teima, Zé Pilintra e muitos outros.
Hierarquia dos Exús: Os Exús e Pomba-giras prestam obediência ao Chefe da Casa. No caso da Casa Branca é o Exú das Sete encruzilhadas. Exú Tronqueira: Não confundir o trabalho do Exú guardião com o trabalho do EXÚ TRONQUEIRA. O Exú Tronqueira é aquele que guarda o Terreiro e passa por uma triagem às pessoas que entram no Terreiro. Por isso a sua casa é colocada junto à porta de entrada e é a primeira a ser saudada. Todos devemos ter o máximo de respeito do Exú Tronqueira, pois se uma Gira corre bem e firme devemos agradecer principalmente a ele.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Astrologia Egípcia

 Astrologia Egípcia




Tão misteriosa quanto precisa, a astrologia egípcia até hoje desperta grande interesse em estudiosos do mundo inteiro.
Os egípcios iniciaram os seus estudos astrológicos ainda durante a pré-história, no período pré-dinástico. No quinto milênio antes de Cristo. É possível que os círculos de pedra na Nabta Playa já faziam uso de alinhamentos astronômicos.
O calendário egípcio, mesmo no período pré-dinástico, já contava com 365 dias e a observação das estrelas era realizada diariamente pelos sacerdotes, isto era uma necessidade para marcar a data da inundação anual do Nilo. As pirâmides egípcias também foram cuidadosamente alinhadas de acordo com a estrela polar e o templo de Amon-Rá, em Karnak, também foi alinhado na nascente do sol do solstício de inverno.
Os sacerdotes (astrólogos) ao invés de apenas marcar datas festivas com o calendário, passaram a observar a Astronomia para marcar as horas de nascimento e os fenômenos que ocorriam naquele momento, como  as conjunções, fases e levantamentos do Sol, da Lua e dos planetas, para determinar as características de uma pessoa importante e que tipo de vida essa pessoa provavelmente teria.
Os egípcios começaram a perceber uma forte ligação entre a data e horário de nascimento com características determinantes da vida de cada indivíduo. Suas previsões eram tão corretas que ate hoje em dia são estudadas e utilizadas no mundo todo. Embora este tipo de ciência tenha sido vulgarizada e desacreditada pela sua popularização sem fundamentação teórica, ainda existem os verdadeiros estudiosos da astrologia egípcia que são capazes de prever situações futuras com base em seus complexos estudos astrais.

Os egípcios desenvolveram uma técnica de observação praticamente infalível, baseando-se em observação e análise de fatores físicos. Plantas já eram estudadas pelos egípcios, que sabiam, por exemplo, que colher azeitonas duarante a noite e durante um determinado período do ano, gerava um azeite mais suave e fino. Também observaram que animais nascidos em um determinado período do ano eram mais dóceis e por isso, mais propensos à domesticação.

Adaptaram estas observações ao homem e desenvolveram o que conhecemos hoje como mapa astral. Entretanto, a técnica egípcia é mais complexa que o mapa astral difundido no mundo, chegando a exigir de seu estudioso anos de dedicação.

Os egípcios, em seus estudos, desenvolveram uma verdadeira fixação pelas horas da noite, tanto que, nas tumbas dos faraós Ramsés VI e Ramsés IX há uma espécia de relógio lunar. Se uma pessoa se sentar no chão dentro das tumbas, ficará em uma posição onde a estrela polar se alinhará com o centro de sua cabeça e para cada dia do ano alinha-se uma estrela ao observador. É algo único e intrigante que os cientistas não conseguiram desvendar até hoje. A única coisa possível de determinar é que o relógio funciona!

O horóscopo como conhecemos iniciou-se com esta marcação de horas. Associando-se aos alinhamentos de estrelas (planetas) os egípcios começaram a traçar o mapa de cada indivíduo. Surgiu então o conceito de ascendente (ou signo) que era uma nomenclatura específica para um conjunto de dados coletados. Assim, os egípcios atribuíam um signo para uma pessoa que nascia em um determinado período e com base neste signo era possível saber as características mais básicas deste indivíduo. Os estudos, entretanto, eram muito complexos, pois cada ser humano é único para a astrologia egípcia e por isso, o signo não era o suficiente para dizer quem a pessoa era e que vida ela teria.

O primeiro livro sobre astrologia egípcia foi feito por Petosiris (alto sacerdote) e entregue ao faraó Nechepso. A única fonte ocidental destes escritos antigos é o livro de Ptolomeu (o Tetrabiblos) e o primeiro zodíaco encontrado no Egito é do primeiro século antes de Cristo, se chama Zodíaco de Dendera.

O zodíaco como conhecemos hoje, é uma fusão do antigo zodíaco egípcio, com crenças gregas e romanas.


SÍMBOLOS DA ASTROLOGIA EGÍPCIA ANTIGA
SIGNOS FARAÔNICOS


THOTH (29 agosto-27 setembro) 

Thoth é o Deus da sabedoria e da aprendizagem. Os nascidos sob este signo são inteligentes, capazes de pensar críticamente e resolver problemas complexos. São, porém, um pouco impacientes.

HORUS (28 setembro - 27 outubro) 

Horus é o Deus do céu. Os nascidos sob este signo são corajosos e enfrentam riscos. Eles são pró-ativos e auto-motivados, porém, são teimosos e às vezes impraticáveis.

WADGET (28 outubro - 26 novembro) 

Wadget é a Deusa da cobra real. Os nascidos sob este signo são racionais, cautelosos, meticulosos e de opinião forte. Têm uma tendência para o pessimismo e a desconfiança.

SEKHMET (27 novembro-26 dezembro) 

Sekhmet é a Deusa da guerra. Os nascidos sob este signo são otimistas e imaginativos, têm uma ampla gama de interesses e habilidades e são resistentes. Mas podem ter um temperamento difícil.

SPHINX (27 dezembro-25 janeiro) 

Sphinx é o guardião. Os nascidos sob este signo são pessoas sensíveis, adaptáveis e altamente disciplinadas. São pessoas geralmente rancorosas por trás de um exterior de perdão e tolerância.

SHU (26 janeiro - 24 fevereiro) 

Shu é o Deus do ar. Os nascidos sob este signo são criativos e conscientes. Geralmente são bem sucedidos mas estão sempre com medo do fracasso, o que os torna hesitantes.

ISIS (25 fevereiro - 26 março) 

Isis é a Deusa da disciplina. Os nascidos sob este signo são simples, confiantes e idealistas. Entretanto, são dispersos e se perdem em seus pensamentos.

OSIRIS (27 março - 25 abril) 

Osiris é o Deus do submundo. Os nascidos sob este signo são cheios de paradoxos emocionais e são mal compreendidos pelos outros por causa disso. São empreendedores mas fogem de responsabilidades.

AMUN (26 abril - 25 maio) 

Amun é o Deus da criação. Os nascidos sob este signo são de temperamento forte, corajosos e sábios. Eles podem ser bons líderes, mas podem ser muito intolerantes.

HATHOR (26 maio - 24 junho) 

Hathor é a Deusa do amor. Os nascidos sob este signo são emotivos, expressivos e encantadores. No entanto, estão propensos a picos emocionais de altos e baixos.

PHOENIX (25 junho - 24 julho) 

Phoenix é o pássaro de vida e ressurreição. Os nascidos sob este signo veem sempre a vida como rica em possibilidades, eles são otimistas e flexíveis. Isso pode levá-los a serem sonhadores e introvertidos.

ANUBIS (25 julho-28 agosto) 

Anúbis é o guardião do submundo. Os nascidos sob este signo são auto-confiantes e têm uma grande capacidade de controle e determinação. Eles são muito estáveis​​.


SIGNOS DA TRADICIONAL ASTROLOGIA EGÍPCIA



Nilo (1-07 janeiro, 19-28 junho, setembro 1-07, 18-26 novembro) 

Este é o único não Deus dos tradicionais sinais do zodíaco egípcio. O Nilo é o começo. As pessoas nascidas sob este signo são apaixonadas e impulsivas. Compatível com Amon-Ra e Seth. 

AMUN (08-21 janeiro, fevereiro 01-11) 

Amun é o Deus da criação. As pessoas nascidas sob o seu signo são otimistas, são líderes talentosos e têm boa intuição. Compatível com o Nilo e Horus. 

MUT (22-31 janeiro, 08-22 setembro) 

Consorte de Amon. As pessoas nascidas sob este signo são práticas e determinadas, dedicadas ao progresso e a tecnologia. Elas são rigorosas e pouco românticas. Compatível com Amon-Ra e Thoth. 

GEB (12-29 fevereiro, 20-31 agosto) 

Deus da terra. As pessoas nascidas sob este signo são diplomáticas e possuem tato para lidar com situações delicadas. São também sensíveis aos sentimentos e necessidades dos outros. Compatível com Seth e Horus. 

OSIRIS (01-10 março, novembro 27 - Dez 18) 

Osiris é o Deus do submundo. Ele é um símbolo de ressurreição. As pessoas nascidas sob o seu signo são bons com novos começos e têm grande intuição. São propensas a crises de melancolia profunda. Compatível com Ísis e Thoth. 

ISIS (11-31 março, outubro 18-29, 19-31 dezembro) 

Esposa de Osíris e símbolo do amor maternal. As pessoas nascidas sob este signo são governadas pelo amor. Têm sorte, são ambiciosas e enérgicas. São propensas a inquietação e sentem necessidade de mudanças constantemente. Compatível com Osiris e Thoth. 

THOTH (01-19 abril, 08-17 novembro) 

Thoth é o Deus do conhecimento e aprendizagem. As pessoas nascidas sob este signo são estudantes por toda a vida e estão sempre em busca de conhecimento, são pessoas muito pacientes. Compatível com Bastet e Isis. 

HORUS (20 abril - 7 maio, agosto 12 -19) 

Horus é Deus do céu e das estrelas. As pessoas nascidas sob este signo são naturalmente imaginativas. São também trabalhadoras e responsáveis. Compatível com Bastet e Geb. 

ANUBIS (8-27 maio, 29 junho - 13 julho) 

Anúbis é o guardião do submundo e dos mortos. As pessoas nascidas sob este signo são introvertidas e solitárias. Também são emotivas e sensíveis. Compatível com Bastet e Isis. 

SETH (28 maio - 18 junho, 28 setembro - 2 outubro) 

Seth é o Deus do caos. As pessoas nascidas sob este signo são muito ambiciosos e de temperamento difícil e não se dão bem com restrições. Têm um espírito rebelde. Compatível com Geb e do Nilo. 

BASTET (14-28 julho, setembro 23-27, 03-17 outubro) 

Bastet é a Deusa-gato do prazer. As pessoas nascidas sob este signo são charmosas e carismáticas e são bem sucedidas por causa disso. Compatível com Sekhmet e Horus. 

SEKHMET (29 julho-11 agosto, outubro 30 - novembro 7) 

Deusa leoa da guerra. As pessoas nascidas sob este signo tem altas expectativas de si e dos outros. São orgulhosos e estóicas (rígidas em seus princípios). Compatível com Bastet e Geb. 

sábado, 16 de julho de 2016

DUENDES, ELEMENTAIS - CRENDICE, FANTASIA OU REALIDADE? Não encontramos a palavra "Elemental" no dicionário do Aurélio, e que tampouco consta nas obras codificadas por Allan Kardec. Aliás, o Espírito São Luís, na Revista Espírita do mês de março de 1860, empregou o termo "elementar”(1) ao invés de “Elemental”.(2) O professor Rivail cita a palavra "duende" referindo-se aos espíritos perturbadores, em duas oportunidades.(3)A primeira quando faz alusão ao duende de Bayonne, que apareceu para sua irmã, provocando travessuras. Na segunda, descreve a experiência do Sr. J. com alguns espíritos perturbadores, em sua residência. Mas, em ambas as oportunidades, o Codificador os descreveu como espíritos perturbadores, sem no entanto lhes conferir as propriedades que a crendice popular dá aos duendes e elementais. (4) Nesta abordagem teórica, não podemos adentrar pela porta larga das concepções místicas, até porque a nomenclatura espírita é concisa e clara, e precisa estar acima da imaginação popular, que concebe, geralmente, a mediunidade de maneira mística, e quase sempre denominando esses seres de Silfos (elementais do ar), Salamandras (elementais do fogo), Ondinas (elementais da água) e Gnomos (elementais da terra). Sabemos que nas hostes espíritas existem muitas terminologias novas, que não estão inscritas nas Obras Básicas. Todavia, no decorrer do século XX, foram sendo incorporadas no dicionário kardeciano, a exemplo dos termos "colônias espirituais”, “bioenergia”, “monoideísmo”, “ovóides", "umbral", "vampirismo", "aura" etc. Expressões essas que, se não foram utilizadas pelo Codificador; estavam de alguma forma implícitas nas ideias, através de outras terminologias do século XIX. O termo "Elemental" é comumente empregado de forma esotérica, sobretudo na cultura teosófica. Porém, André Luiz faz alusão à palavra referindo-se “a entes servidores comuns do reino vegetal”(5), ou seja, espíritos da Natureza totalmente estranhos à sua compreensão(6). Algumas obras espíritas complementares confirmam que os seres infra-humanos são os "entes servidores da natureza”, executores dos fenômenos naturais. Segundo o ilustre lionês, "os Espíritos constituem a força inteligente da Natureza e concorrem para a execução dos desígnios do Criador”(7), que, não criou seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade, uma vez que “tudo na Natureza se encadeia por elos que ainda não podemos apreender”(8). Os Instrutores Espirituais intervêm na melhoria das formas evolutivas inferiores, nas quais o princípio inteligente estagia. Em verdade, “todos os campos da Natureza contam com agentes da Sabedoria Divina para formação e expansão dos valores evolutivos.”(9). A rigor, o espírito não chega à fase da razão “sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra da sua individualização.”(10). Destarte, “o princípio inteligente, distinto do princípio material, se individualiza e se elabora, passando pelo diversos graus da animalidade. É aí que a alma se ensaia para a vida e desenvolve, pelo exercício, suas primeiras faculdades.”(11). Certa vez, conhecendo uma colônia purgatorial de vasta expressão, André Luiz foi informado sobre as milhares de criaturas “utilizadas nos serviços mais rudes da natureza, que se movimentam naquelas regiões em posição infraterrestre.”(12). Talvez essas entidades não habitem o interior da Terra, porém, “presidem aos fenômenos geológicos e os dirigem de acordo com as atribuições que têm.”(13). Dia virá em que receberemos a explicação de todos esses fenômenos e os compreenderemos melhor. Na escala da evolução, eles estariam entre a fase animal e hominal. Muitos esotéricos acreditam que essas entidades são superiores ao homem, crença essa contrária aos conceitos e conhecimentos espíritas. Para nós, esses seres “situam-se entre o raciocínio fragmentário do macacóide e a idéia simples do homem primitivo da floresta."(14). No Capítulo IX de O Livro dos Espíritos, questões 536 a 540, o mestre lionês fez perguntas pertinentes sobre a ação dos espíritos nos fenômenos da natureza. Compreendemos, assim, sobre a existência de "princípios inteligentes" que auxiliam no controle dos fenômenos da natureza, sob a supervisão de espíritos mais elevados, operando em nome de Deus, que “não exerce ação direta sob a matéria”(15). Não seria justo dizer que os elementais não existem. A experiência, a tradição e a própria Doutrina Espírita acolhem tais seres como realidade e não como mera fantasia. Todavia, não podemos esquecer que o Espiritismo tem em seu vocabulário os termos adequados para designar precisamente esses entes espirituais. Razoável, então, não adotarmos palavras inadequadas e distorcidas pelas crenças mitológicas. Jorge Hessen http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com FONTES: (1) Espírito elementar é diferente de "elementais” (2) Na "Revista Espírita”, editada por Allan Kardec, março de 1860, tradução da Edicel, pg. 98. (3) Kardec, Allan. Revista Espírita/Janeiro de 1859, São Paulo: Editora IDE, 1993 (4) Os duendes são personagens da mitologia europeia semelhantes a Fadas e Goblins. Embora suas características variem um pouco pela Espanha e América Latina, são análogos aos Brownies escoceses, aos Nisse dinamarquês-noruegueses, ao francês nain rouge, aos irlandeses clurichaun, Leprechauns e Far Darrig, aos manx fenodyree e Mooinjer Veggey, ao galês tylwyth teg, ao sueco Tomte e aos trasgos galego-portugueses. (5) Xavier, Francisco Cândido. Nosso Lar, Ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001. (6) _____,________. Nosso Lar, Ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001. (7) Kardec, Allan. Obras Póstumas, Rio de Janeiro: FEB, 1972. (8) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: FEB, 1974, cap. XI, "Dos Três Reinos”, subcapítulo "Os Animais e os Homens”, questões de 592 a 610. (9) Xavier, Francisco Cândido. Evolução em Dois Mundos, Ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001. (10) Kardec, Allan. A Gênese, Rio de Janeiro: FEB, 2001, cap. XI, cap. 6, item 19. (11) _____,_____. A Gênese, Rio de Janeiro: FEB, 2001 cap. 6, item 19 cap.11, item 23. (12) Xavier, Francisco Cândido. Libertação, Ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2002. (13) Kardec, Allan. (O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: FEB, 1974, questão 537 a). (14) ______,_____. Xavier, Francisco Cândido. Libertação, Ditado pelo Espírito André Luiz, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2002. (15) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: FEB, 1974, na Parte 2a, Capítulo IX, questões 536 a 540.

Clavículas de Salomão

AS CLAVÍCULAS DE SALOMÃO As clavículas de Salomão são a chave geral das artes mágicas e de todos os antigos dogmas religiosos, a chave da Cabala e das Escrituras Sagradas. O uso só era conhecida pelos sumos sacerdotes da antiguidade, esta chave é um alfabeto hieroglífico. A linguagem sagrada, o hebraico, é uma língua aramaica, a língua que Jesus Cristo falava. Salomão havia representado esse alfabeto por setenta e dois nomes escritos em trinta e seis talismãs e é o que os iniciados do Oriente denominam ainda de as pequenas chaves ou clavículas de Salomão Esse alfabeto tem setenta e dois nomes escritos e cada um representa os arcano maiores e menores, cada um destes pertence a uma letra Os elementos são os Arcanos Menores, onde, toda a criação se faz de um único nome. As vinte e duas letras do alfabeto hebraico são constituídas por três maestras e sete duplas e doze simples. As três maestras são: os fundamentos que representam “o prato do merecimento “, “o prato da culpa” e “ a balança da lei “, elas são: 1= Aleph tem dominio sobre o espírito(vê o merecimento). 2= Mem tem dominio sobre a água(vê a culpa). 3= Schin tem dominio sobre o fogo(faz o balanço da lei). As sete letras duplas são: reduzidas em seus opostos pela permutação de suas letras criando a vida e a morte, a paz e guerra, a ciência e ignorância, a riqueza e pobreza, a graça ou abominação, a felicidade ou esterilidade, a liberdade ou escravidão. Elas são: 1=Beth que criou a Lua 2= Guimel que criou Marte 3= Daleth que criou o Sol 4=Kaf que criou a Venus 5= Phe que criou Mercúrio 6=Reish que crio Saturno 7= Tav que crio Jupiter. Na cabala considera-se que a criação de todas as coisas, Deus criou com números, medida. O significado dos nomes das letras hebraicas; de séculos passados; derivam dos antigos hieróglifos. Os significados são: 01=ALPEPH(touro) 02=BETH(casa) 03=GHIMEL(camelo) 04=DALETH(porta) 05=HE( xxx) 06=VÔ (gancho) 07=ZAIN(arma) 08=HEITH(cinto) 09=TEITH(serpente) 10=YOD(mão) 11=KAF(palma da mão) 12=LAMED(aguilhão) 13=MEN(água) 14=NOUM(peixe) 15=SAMECH(cobra) 16=AYIN(olho) 17=PHE(boca) 18=TSARE(casa) 19=QEF(hospício) 20=REICH(cabeça) 21=SCHIN(dente) 22=TAY(sinal). Na Cabala estas letras simbolizam 3 sentidos: o material-ALEPH ao IOD-mundo angélico o espiritual –KAFJA a TSADEY-diferentes ordens deanjos que protegem o mundo o valor da tranformações sofridas pelo tempo.-QEF a TAY- elementos regidos pelo Espírito Santo. Cada letra é governada por um anjo, sendo um raio de virtudes do todo poderoso. Na representação Cabalística os três sentidos são; relacionados com os numeros as castas de tarôt: 1 - Homem - Principio - Causa 2 - Habitação - Ativo - Germe 3 - Orgão - Sinal - Corpo 4 - Divisivilidade - Natureza - Abundancia 5 - Sopro vital - Vida - Espirito 6 - Luz - Dualidade - Verbo 7 - Tendencia - Causa final - Indicação 8 - Trabalho - Ação moral - Equilibro 9 - Abrigo - Renovação - Arbitrio 10-Mando - Eternidade - Duração Material 11-Forma - Coesão - Vida passageira 12-Elevação - Instrução - Expansão 13-Mulher - Fecundidade - Pluradidade 14-Fruto - Filho - Suscetivilidade 15-Movimento circular - Renovação - Universo 16-Materia - Desarmonico - Falso 17-Palavra - Ensino - Beleza 18-Proposito - Solução - Vontade 19-Compreenção - Dano - Lei 20-Cabeça - Psiquis - Movimento 21-Duração relativa - Transformação - Elementos 22-Reciprocidade - Fartura - Proteção A Cabala não é só aprendida de mestre para discípulo ela contem estágios onde, a doutrina é recebida através dos mentores com elevação do espírito alem do mundo físico, usando a direta “Maggia”, este guia e o instrutor celestial mostra e ensina os seus aprendizes no mundo superior e assim, eles voltam com os ensinamentos gravados em sua consciência. Estes ensinamento secreto também foi transmitido aos grandes filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles, e a todos eles dado pela fonte original tomada por Pitágoras do Egito. Posteriormente em Espanha encontram-se vivendo harmoniosamente durante mas de 600 anos os sábios das três principais religiões monoteístas: a Cristã, a Islâmica e a Judaica . Foi neste período de grandeza histórica, que surgiu aos poucos uma nova geração cabalística que contribuirão para aperfeiçoar e de uma maneira simples o diagrama da Lei Divina ,porém de uma forma sutil, pois seria impossível descrever totalmente o mundo angélico. A palavra cabala tem dois sentidos: 1=no sentido judaico, a letra Q leva o valor numérico 100 – desenvolvimento. 2= letra C que leva o 20. CA(20) – BA(2) – LA(30). Podemos ligar a soma das duas primeiras consoantes e 22, o que também indica “desenvolvimento dos 22”; referindo-se aos vinte dois Arcanos do tarô. Esta tradição foi transmitida por via oral durante séculos e é através desta doutrina que se ensina a interpretar o mistério, o atributo da força, a virtude da beleza ou a inteligência criada em todas as coisas com o número e a palavra por ordem. E é através do peso e da matéria deste número que observaremos no mundo da evolução as influências boas ou prejudiciais oculta na sabedoria da Árvore da Vida. Os filósofos já diziam que: uma palavra requer um pensamento, que por sua vez é um sinal representativo depositado no mundo intermediário do fluído astral, que por sua vez é o espelho de todas as manifestações do ser”, em terra. Interferindo em um ser, objeto, local, podendo trazer influências fortes e ocultas. A ÁRVORE DA VIDA O que o homem descobriu no umbral do terceiro milênio,o dono do tempo já tinha manifestado.Outros exemplos estão no divino nome “Adonai” da décima esfera cabalística Malkuth (reino da Terra). ADONAI escreve-se ADNI, lido em hebreu significa: A= homem D = divisível N = filho I = mando, “ mandado por Deus, o homem e seu filho divisível”. Traduzir a linguagem do significado das letras e conjugá-las em frases compreensíveis não é uma tarefa difícil, só obter a prática de substituir o significado da cada letra, para depois ter três finalidades: um hieróglifo um número uma idéia. Na combinação destas letras e de certas leis, ativa os centros de energia cósmica, que pela ação da vontade do homem e pela benção do Santo, servem para a evolução. Fim de toda a perfeição da criação . “Árvore da Vida” , é conhecida como árvore cósmica, fonte das almas e suas diferentes evoluções através das 10 esferas Sefhirot as 22 dimensões(32 caminhos) e as 50 portas dos conhecimentos nos quatro mundos, seu oposto é a árvore da morte. A SEPHIROT No Zohar, à uma descrição, linda sobre “A Arvore da Vida”, É descrita como: " a fonte é unica, mas a corrente a transforma em duas, então...forma-se a vasta bacia conhecida como mar ( o mar é a terceira coisa ) depois reparte-se em sete canais. Reunido todos a nascente, a corrente, o mar e os sete canais, somando o total de dez". Ele o dividirá ( o mar ) em sete braços (Is.11,15). Então, Ele modelou uma Sephirot ( esfera ), encheu-o consigo mesmo e a chamou-o Keter de Fonte da Sabedoria Sentimental e assim mesmo denominou-se Sabio Chochmah, e dividiu a sua realização. Em seguida criou uma esfera ( o mar ) e a nomeou Compreenção ( Binhah ), como assim mesmo tanto a Sabedoria como a Compreensão são Ele proprio em sua verdadeira essência. Ele se dirige a sete preciosos recipientes os quais denomina: Grandeza - Poder - Gloria - Vitória - Majestade - Fundamento e Soberania De seu oposto : A Soberba - a Avareza - a Luxuria - a Ira - a Gula - a Inveja - a Preguiça. POR: VLATIMA

segunda-feira, 11 de julho de 2016

A Lei Tríplice



O conceito da Lei Tríplice como conhecemos surgiu com a wicca. Para aqueles que não conhecem a religião wicca, é comum acreditar que a rede wicca entra em conflito com a Lei Tríplice.
Entretanto, este conflito não existe. Ao contrário, a Lei Tríplice confirma a rede wicca, pois segundo esta, todos somos livres para fazermos o que quisermos, desde que isto não cause mal aos outros.
A Lei Tríplice, por sua vez, prega que tudo que fazemos retorna a nós três vezes mais forte. Claudiney Pietro, em seu livro “Wicca – Ritos e Mistérios da bruxaria moderna”, nos ensina que:

“Quando interferimos no livre arbítrio de uma pessoa estamos efetuando um ato negativo contra a pessoa e contra nós mesmos. Quando um Bruxo faz isso, está trabalhando com a Baixa Magia, e ele pagará caro, pois o Universo nos retribui tudo o que emitimos aos outros numa escala de 3.”
Esta é a única lei da wicca e deixa claro para todos os bruxos que praticar a magia não é o mesmo que interferir na vida alheia. Manipular pessoas, provocar separações e sofrimentos não condiz com os preceitos da bruxaria moderna e aqueles que insistem em realizar estas práticas, sofrerão o retorno do Universo.
Nenhuma energia é perdida, tudo que emana do bruxo a ele retorna!
Até a prática de algo que parece ser uma boa conduta, pode na verdade ser uma grave interferência no destino de outras pessoas e isto desperta a fúria dos Deuses, pois ao encarnarmos temos uma missão, uma vida com lições individuais que devem ser aprendidas para que nosso espírito evolua. A interferência alheia só atrasa e dificulta o ensinamento de cada um.
O bruxo, ou bruxa, deve ficar distante e não se envolver nos problemas e desafios alheios. Interferir com magia para alterar destinos trará graves consequências ao bruxo (ou bruxa).
Um exemplo disso são as pessoas que se apaixonam por pessoas casadas ou comprometidas e realizam feitiços para separar os casais. Estas pessoas estão trazendo uma maldição para as suas vidas, pois o mal que elas causam com a separação, o sofrimento e a dor são frutos do egoísmo e egocentrismo. Os Deuses entendem o mal causado com aquele feitiço e devolvem com uma infelicidade três vezes maior.
Por isso, a pessoa que faz este tipo de bruxaria não conseguirá ser feliz no amor, especialmente com o indivíduo que ela separou de outra pessoa através de magia. Esta pessoa estará condenada pela Lei Tríplice a sofrer com relacionamentos destruídos e com desilusões.
Magia é criada para contemplação dos Deuses, elevação do espírito e prática do bem. As magias de proteção e bênçãos são as que mais enriquecem a vida dos bruxos e bruxas, porque a energia gerada é positiva e harmoniosa.
Portanto, a Lei Tríplice deve ser usada em favor do bruxo ou da bruxa através da prática do bem, pois os feitiços são o centro vivo da prática da bruxaria, seja na wicca ou em outras tradições, e como bem nos ensina Claudiney Pietro: “Feitiço é um conjunto de técnicas e conhecimentos específicos que quando colocados em prática, enviam uma projeção mental ao Universo.”

Assim, o bruxo (ou bruxa) deve entender que os feitiços agem diretamente com a natureza e como tudo nela possui energia (até mesmo o que está morto emana energia), é possível canalizar estas energias para agirem em benefício daqueles que as utilizam. 
O bruxo (ou bruxa) deve ter em mente que não é senhor (ou senhora) da natureza e que ela é forte demais para ser subjugada. Portanto, grandes bruxos e bruxas estão sempre em harmonia com o Universo, apenas usufruindo de todo o poder que aprenderam a utilizar e respeitar.

Scott Cunningham em seu livro “Guia Essencial da Bruxa Solitária”, dá algumas dicas de como o bruxo (ou bruxa) pode utilizar seu poder e evitar punições dos Deuses:
1. O Poder não deve ser usado para gerar danos, males ou para controlar os outros. (Se surgir necessidade para tais atos, o Poder deverá ser usado APENAS para proteger sua vida ou de outros);
2. O Poder só deve ser utilizado conforme as necessidades;
3. O Poder pode ser utilizado em seu benefício, desde que ao agir não prejudique ninguém;
4. Não é sábio aceitar dinheiro para utilizar o Poder, pois ele rapidamente controla o que o recebe. Não seja como os de outras religiões;
5. Não utilize o Poder por motivo de orgulho, pois isto desvaloriza os mistérios da Wicca e da magia;
6. Lembre-se sempre de que o Poder é um Dom sagrado da Deusa e do Deus, e não deve JAMAIS ser mal usado ou abusado;
Os verdadeiros bruxos e bruxas praticam magia para serem abençoados pelos Deuses, para atraírem fortuna e prosperidade para as suas vidas, para viverem com saúde e amor e principalmente, para permanecerem unidos aos Deuses. Estas são magias benéficas e que interferem apenas na vida do próprio bruxo (ou bruxa).

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Amuleto da riqueza

Amuleto da riqueza


Para ter sempre dinheiro e prosperidade, faça esta magia em um dia que terá lua cheia à noite. O feitiço deve ser feito de manhã.


  • Objetos do feitiço:
1 tecido de algodão (puro, nada sintético) preto
1 linha de algodão (pode ser de crochê, 100% algodão) preta
7 moedas de dinheiro de qualquer valor
7 grãos de arroz branco (não pode ser parboilizado)
7 folhas de louro
1 vela branca
1 ímã
1 folha de papel branco virgem (papel sem linhas)
1 caneta de tinta preta

  • Realização do feitiço:

Acenda a vela branca e faça a seguinte oração:

"Óh Deus Pai que governa o mundo,
Óh Deusa Mãe que governa a natureza,
Dai-me com esta oração toda a fortuna e riqueza."

Após fazer a oração e ainda com a vela acesa, escreva sete vezes o seu nome completo e a sua data de nascimento no papel e dobre-o sete vezes (não corte o papel, apenas dobre).
Faça um saquinho com o tecido negro e coloque dentro o papel com o seu nome, o arroz, o louro, as moedas e o ímã. Feche o saquinho com sete nós e coloque-o em sua carteira. Deixe a vela queimar até o fim.
Nunca deixe ninguém ver este saquinho!
Se possível, costure-o no forro da própria carteira para que ninguém o veja.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ritual Rápido Para sair do Baixo-astral

Ritual Rápido Para sair do Baixo-astral: Bem cedo, quando o sol estiver nascendo, acenda uma vela laranja. Fique observando a chama e peça para as salamandras aumentarem sua coragem e força. Faça uma oração de agradecimento com palavras simples que venham do coraçao. A vela deve ser jogada em uma praça quando acabar e se sobrar.

sagu para yemanja

Sagu com leite de coco Modo de fazer: a) Colocar o sagu de molho em água pura de modo a inchar. b) Depois de inchado, retirar a água e levar ao fogo com leite de coco, de modo a fazer um mingau bem grosso. c) Colocar em tigela de louça branca.

O EXU DE ALBERTO MUSSA

O EXU DE ALBERTO MUSSA O EXU DE ALBERTO MUSSA Charles Odevan Xavier O propósito deste ensaio é analisar o personagem lendário africano Exu (ou Esu) no livro de contos Elegbara do escritor carioca Alberto Mussa – Rio de Janeiro: Record, 2005. O EXU EM “ELEGBARA” Na terceira narrativa homônima do livro Elegbara, Alberto Mussa constrói o seguinte enredo: “Fazia oito gerações desde a chegada de Oraniã, o fundador, que Oió só vinha conhecendo opulência. Daí a apreensão de todo o povo quando o rei deixou de comparecer aos mercados; e o abatimento profundo que logo se seguiu quando começou a correr a notícia da enfermidade que certamente o levaria à morte. O rei não morreu; mas também não melhorou. A doença tornou-se linear, permanente, estagnada como as águas que ficam para além de Ijebu – Odê. Foi quando Oió, a justa, a soberba, decaiu vertiginosamente. O cajado do rei não mais movia o mundo. E as lavouras não vingavam; as mulheres não pariam; os ferreiros não forjavam; vendedores não vendiam; compradores não compravam. Houve seca e houve fome.” p. 49 Como diz o historiador Roberto Motta há na cultura africana uma simbiose entre o oba, o oni e o seu povo. Na cultura africana, diferentemente da ocidental, “O regime econômico baseado na propriedade individual, no lucro particular, constitui novidade histórica. Só se encontra plenamente desenvolvido, no Ocidente, depois da Idade Média. Não faltam esboços de apropriação privada noutras culturas e época. Mas a regra é a subordinação do individual ao comunitário; das vantagens de alguns a interesses mais gerais. Só na Europa e em seus prolongamentos ultramarinos é que se encontra o tipo de economia autônoma, independente de direitos grupais sobre coisas e pessoas; desvinculada de controles éticos e religiosos; erigida em finalidade que contivesse sua própria justificativa, capaz de submeter a seus interesses todas as outras energias sociais e culturais.” Assim, o Rei não age autonomamente, age em função do reino, em função dos clãs e tudo prospera. Mas eis que surge um andarilho: “Oió estava a ponto de desesperar, quando apareceu, de súbito, vindo ao que parece do país nupê, um estranho andarilho de sorriso debochado. Carregava um bornal e uma catana, fumava cachimbo e tinha um gorro preto e vermelho. Parou bem na frente do mercado, onde se fazia uma assembleia. Foi notado por um dos mais velhos. – O reino é morto. Os estrangeiros não são bemvindos. – Não é esta, ancião, a fama de Oió, a justa. E eu vim pela justiça. – Dize quem és e para onde vais. – Não sei se hei ido ou se fui havido; mas irei ser e serei ido. – O que queres andarilho? – Quero apenas ser querido. Não é o vosso rei que se há tomado de um mal sem cura? – É sem cura o mal; não houve sábio capaz de vencê-lo. Não há mais que fazer em Oió. O andarilho deu então uma larga risada: – Não é esta, ancião, a fama de Oió, a soberba. E vim pela galhardia.” pp. 49-50 O andarilho é Exu, o orixá africano das encruzilhadas. E como se define Exu na prosa de Alberto Mussa? “-Eu sou andarilho antigo. Venho de andar muitas léguas. A terra é do meu tamanho. O mundo é da minha idade. Não há números para contar as proezas que fiz no tempo em que tenho andado: colhi mel de gafanhoto; mamei leite de donzela;esquentei sem ter fogueira; cozinhei sem ter panela; já fiz parto em mulher velha; emprenhei recém-nascida; trago a cura das moléstias e as perguntas respondidas. Quando soube do mal do vosso rei, vim oferecer os meus serviços. Só que tudo tem seu preço.” pp. 50-51. Ou seja, o que é este andarilho? Qual o seu papel na sociedade africana? Exu é o nganga, um feiticeiro, um sortílego, alguém que domina as noves portas, os noves dons (vide a obra do historiador Wilson do Nascimento Barbosa). Daí ele se sentir o máximo e poder prometer cura ao rei e ao reino da enfermidade, da perda de axé. Os Ngangas na cultura africana nascem com os dons e os aperfeiçoam iniciando-se sozinhos ou em sociedades secretas no meio da mata. A mata com seus mosquitos, espinhos, frutas venenosas, mas também ervas e fármacos curadores, assim como hordas de espíritos da floresta é que é a escola dos ngangas. Mas como todo bom feiticeiro ou sortílego, Exu não trabalha de graça. “- Oió é justa e é soberba; o andarilho haverá o preço que pedir. – Eu quero o preço justo. – E que preço é esse? – O que tenha a maior grandeza e caiba na menor medida. Ninguém entendeu. Nem prestou atenção. A fé humana está sempre além do próprio homem: o andarilho foi introduzido nos aposentos reais. E foram só trés dias. Todo o povo estava amontoado na praça do mercado quando as esposas saíram correndo do palácio para anunciar que o rei já estava de pé. A festa foi programada para a feira seguinte, mas a alegria se antecipou. Oió tornava ao que tinha sido. E até uma chuva serena chegou a reavivar o colorido da savana ressequida. Na data marcada, o rei reapareceu, cercado de pompa e aclamação. Dirigiu-se ao trono, no centro do mercado, e elevou a voz: – Que venha até mim o andarilho da carapuça vermelha e preta! Quando este se aproximou, o rei disse: – A gratidão de Oió não tem medida. Que o andarilho diga o preço. – Eu quero o preço justo.” pp. 51-52 Assim, o rei ofereceu várias prendas ao andarilho (cem peças de marfim, trinta catanas de ferro, dez partidas de contas de vidro, cinquenta escravos, entre outras). Mas o andarilho sempre retrucava: “- É pouco; e não cabe no meu bornal.” Até que o Rei ofereceu o próprio reino como prenda: “- É pouco; e não cabe no meu bornal. Houve um breve silêncio e o andarilho prosseguiu: – Não pode viver quem deve a vida. Eu quero a cabeça do rei. Ninguém acreditava no que ouvia. O rei desabou sobre o trono aterrado: – Como pode cobiçar minha morte quem veio para me curar? É um absurdo, uma covardia, uma infâmia, uma ingratidão! – Não – disse o andarilho -, é o preço.” pp. 52-53. – E o final surpreendente da trama: “E Oió não resistiu, como não resistiria pouco mais tarde ao assédio nupê. Compreendeu que, naquele momento, qualquer condescendência seria uma iniquidade; que o bem ideal era uma impossibilidade teórica. E o andarilho caminhou na direção do rei, decepou-lhe a cabela, meteu-a no bornal e, antes de desaparecer na curva da estrada, gargalhou pela última vez: – Ko si oba kan, ofi Olorun. E tinha razão: não há rei senão Deus. Elegbara é assim.” p. 53 Na metáfora da psicóloga junguiana Sônia Regina Corrêa Lages, O rei representaria o senex, o velho,o estabelecido, o estático, a ordem; enquanto Exu representaria o puer, o jovem, a instabilidade, o dinâmico, a desordem, o movimento. Um pai de santo de umbanda cruzada com angola me advertiu certa vez que não brincasse com o Exu (já que estava tentando aprender a jogar búzios sem ter mão de Ifá e sem ter um pombo ungila assentado), pois segundo ele: – Exu brinca com você mas você não brinca com Exu. O Exu de Alberto Mussa não é com certeza o Exu-egum da quimbanda brasileira, mas tampouco deixa de ter a ambiguidade do Exu-orixá da cultura iorubá. Quando os missionários pentecostais americanos foram a África e viram os igbás de Exu (um montículo de terra com um enorme pênis de madeira ou barro e sangue derramado) associaram o deus africano ao seu Diabo. Assim, Exu foi satanizado pelo cristianismo pentecostal e neo-pentecostal e ambiguamente assimilado pela quimbanda brasileira. Exu é orixá do movimento, da encruzilhada. A encruzilhada não é boa nem má, ela tem vários lados e várias possibilidades. E este dimensão multifacetada não cabe num Diabo cristão, que representa só o lado negativo da coisa. Assim, o andarilho curou o rei e o reino, mas pediu a cabeça do rei porque não gosta da presunção. A historiografia diz, que no Brasil, os escravos negros se utilizaram bastante de Exu para enfeitiçar os senhores brancos. Assim, Exu virou um aliado dos negros e não-negros pobres e um inimigo dos brancos ricos e poderosos. Alberto Mussa elaborou um conto de fina erudição, baseada na sua biografia de capoeirista e praticante de umbanda e alabê de candomblé. Os outros contos do livro merecem ser lido pois mostram a riqueza da cultura negra.

terça-feira, 5 de julho de 2016

A Influência do dia do nascimento sobre a personalidade e o destino




Tudo no universo gera energia e atrai energia. A data de nascimento, mais precisamente o dia em que uma pessoa nasce, determina algumas características de sua personalidade. Esta característica influencia diretamente o tipo de vida que cada um terá, ou seja, em conjunto com outros fatores forma o destino.


DIA 1 = DIA DA LIDERANÇA

É um líder nato; gosta de mandar em vez de fazer. É criativo e original, tem raciocínio lógico e rápido, e é capaz de discutir sobre os mais variados assuntos, até mesmo aqueles que conhece superficialmente.Tem tendência a ser autoritário, de certa maneira possessivo e um tanto egocêntrico. Por isso, deve sempre cultivar a largueza de visão e a concentração, pois no afã de chegar logo aos objetivos, fica dispersivo e envereda por caminhos tortuosos, perdendo grandes oportunidades. Embora não o sendo, o número 1 é considerado 'frio', calculista e pouco comunicativo. Raramente demonstra afeto e compaixão.Contudo, gosta de ser elogiado e admirado. 
Quando seus projetos ou desejos não se realizam ou são frustrados, o seu sistema metabólico sofre sobremaneira e os nervos e a pressão arterial são sobrecarregados, podendo causar graves danos ao organismo. 
Como líder, sente-se terrivelmente frustrado em posição subalterna e, por vezes, torna-se irascível, violento e inconsequente, sendo muito difícil trabalhar e conviver em sua companhia. O nascido no dia um necessita saber para poder e querer. Estudar, projetar, manter a consistência no objetivo deve ser sua principal característica, pois tem tendência a deixar tudo pela metade ou a glória aos outros.

DIA 2= DIA DA DIPLOMACIA

É um ser diplomata por excelência.. É aquele que harmoniza o grupo e a família; o que possui o dom da reconciliação. É cooperativo, aparentemente tímido e vulnerável, de certa maneira passivo,mas sempre atento aos detalhes de seu ambiente. Enquanto solteiro é comum envolver-se romanticamente e quase sempre tais romances são complicados. Precisa se casar, pois a vida de casado lhe trará muito mais tranqüilidade, se encontrar um parceiro compatível e compreensível será excelente marido ou esposa. 
No trabalho sente-se melhor desenvolvendo atividades ligadas a grupos ou recebendo ordens, pois com sua personalidade um tanto passiva é amado por todos, sendo sempre um(a) excelente profissional. Não suporta ficar parado, procurando sempre algo para fazer. É compreensivo com
os sentimentos alheios e incapaz de ferir quem quer que seja. 
Um dos seus grandes defeitos é a inclinação para subestimar seus dotes e capacidades, tanto intelectuais como profissionais, sendo, muitas vezes, subordinado de pessoas com capacidades inferiores às suas. Poderá se dar bem em qualquer serviço público, diplomata, pesquisador, bibliotecário, contabilidade, serviços sociais, professor, principalmente na música ou de literatura. Caso não seja culturalmente desenvolvido, pode-se tornar cruel, inescrupuloso e até violento, no propósito de atingir seus objetivos.

DIA 3 = DIA DA POPULARIDADE

O nativo deste dia é um ser de rara animação, criatividade, expressão e popularidade. Pode parecer irresponsável para alguns que não o conhecem bem, mas na realidade é um ser altamente responsável, justo e prestativo com tudo e com todos. O três é intuitivo, original, honesto, dedicado à família e aos amigos (aos últimos,às vezes até demais). Gosta de profissões movimentadas, aquelas em que pode aparecer e demonstrar toda a sua versatilidade, sentindo-se totalmente à vontade quando em contato com o público, gostando de ser elogiado, bajulado e de preferência sendo o centro das atenções.
Pelo seu lado extrovertido e amistoso, não suporta ser criticado, apelando para o sentimentalismo daqueles que o criticam ou simplesmente lhe dão 'conselhos'. É do tipo que trabalha em inúmeras atividades ao mesmo tempo e que quase sempre as deixa a meio caminho, ou seja, tem muitos começos e poucos fins. 
No decorrer de sua longa vida, terá inúmeras frustrações e estas podem levá-lo a ter certos problemas físicos, principalmente o sistema nervoso abalado e também a contrair certas doenças de pele, que não se sabe como, as supera com grande senso de humor. Na realidade, é um ser lutador, criativo e liberal, que usa de seus predicados, principalmente a oratória, como sustentáculo de sua vida.

DIA 4= DIA DA PERSISTÊNCIA

Os nascidos neste dia são muito disciplinados, constantes, regulares e ordeiros. Perseverantes em seus propósitos, incansáveis trabalhadores, dificilmente deixam de atingir seus objetivos. Normalmente honesto, sincero e conservador, o quatro adapta-se a trabalhos rotineiros, metódicos e que requerem esforço concentrado. Em virtude dos predicados acima descritos, o nascido neste dia sente-se mais à vontade lidando com situações rotineiras, já consagradas pelo uso, evitando o novo ou o incerto. 
É muito econômico, amigo dos amigos, companheiro leal e dedicado, de grande responsabilidade e respeitador do sexo oposto, gostando também de construir coisas e trabalhar com as mãos. Tem tendência à obstinação, ao apego e à sua maneira de ser. Quando o contrariam ou fazem coisas que não gosta, pode-se tornar rude, ofensivo e dominador, pois se ofende com certa facilidade. Porém, como é uma alma superior, não sabe guardar raiva, ressentimentos ou qualquer sentimento de revolta. Quando não consegue atingir seus objetivos ou os mesmos são adiados por circunstâncias adversas à sua vontade, fica tremendamente frustrado o que causa-lhe dor de cabeça, melancolia, distúrbios cardíacos e problemas renais. Em matéria de amor (relacionamentos) a mulher nascida neste dia é mais acessível e menos dramática do que o homem.

DIA 5= DIA DA VERSATILIDADE

O nascido neste dia é normalmente divertido, alegre, ousado, dotado de poderes psíquicos, imaginação fértil, versatilidade e também amante da liberdade. Em virtude de ter os ouvidos muito sensíveis (não gosta de receber ordens), vive constantemente em busca de dinheiro, por vezes de maneiras totalmente inusitadas, sem qualquer medo de correr riscos. Gosta de estudar e de saber, para poder conseguir atingir seus objetivos com mais facilidade. 
Viajar por diversão, estudo ou satisfação do ego também fazem parte da sua personalidade.É obstinado em seus propósitos (impaciente e impulsivo) e não descansa enquanto não consegue atingir seus objetivos, mesmo que tenha que recorrer a artifícios pouco convencionais ou prejudicar alguém. Gosta de estar em contato com o público, de preferência sendo o centro das atenções e no trabalho sente-se melhor em ocupações que o coloquem em contato com pessoas, mas que estas lhe permitam agir e exprimir-se livremente.
As frustrações, principalmente no âmbito profissional, que atrapalham seus planos, causam-lhe insônias, distúrbios psicológicos e falta de controle emocional, que podem se transformar em violência. Quando quer ou é incentivado, consegue resultados fantásticos no terreno profissional pois tem grande capacidade de discernimento, amplos conhecimentos e satisfação naquilo que faz.
Porém, o seu lado obscuro, o lado 'libertino', leva-o a ter muitos começos e poucos fins. Quase nunca é bem sucedido no amor (existem, é claro, as exceções), levando-o a trocar várias vezes de parceiros ao longo da sua duradoura vida.

DIA 6 = DIA DO AMOR

O nascido no dia seis é normalmente sentimental, muito equilibrado, compreensivo, adora a família, a casa, os amigos, os filhos (se os tiver) e é também excelente amante. Tem personalidade magnética e atrai sempre as atenções: em festas, reuniões, cursos, etc. 
Profissionalmente sente-se realizado numa posição superior, onde pode contribuir para o desenvolvimento da empresa, das coisas e principalmente das pessoas envolvidas. É perseverante e luta até o fim para atingir seus objetivos. Como é altamente sensível, quando contrariado, ou quando as coisas não correm como quer, pode-se tornar ciumento, nervoso e demonstrar possessividade, levando-o a ter atitudes enérgicas para defender seus princípios ideológicos.
No tocante às frustrações amorosas, estas lhe causam quase sempre complicações nervosas e problemas ósseos. Será excelente profissional no setor social (trabalhar com idosos, crianças, deficientes físicos ou mentais), em áreas esotéricas e religiosas, como professor, decorador, cozinheiro, ou tratando de embelezar o planeta.

DIA 7 = DIA DA INSPIRAÇÃO

Além da integridade inerente do número sete, ele também possui em larga escala a independência de pensamento, a iniciativa e a ponderação. É também um perfeccionista e um tanto arredio a coisas e a novas amizades. Se o querem ver feliz, falem de religião, de filosofia (pura e simples), de ensino ou qualquer atividade ligada à espiritualidade.
Companheiro (ou companheira) dedicado, quando se separa é por demais difícil se adaptar a uma nova relação. A Numerologia aconselha que se case tarde (após os 30 anos), depois de namorar muito e conhecer plenamente as características do companheiro.
Durante a vida procura mais as coisas filosóficas e abstratas, que o atraem. Gosta sobremaneira que todos o venham consultar; tem tendência a se sufocar pelo trabalho e por isso pode ter ataques de nervosismo e alguma depressão.
Normalmente sem vícios (álcool, cigarro e drogas); quando os tem lhe são altamente prejudiciais ao fígado, pâncreas e estômago. Também deve evitar qualquer tipo de jogo (dificilmente ganhará em loterias e seus afins).

DIA 8 = DIA DO ÊXITO MATERIAL

O nascido neste dia é normalmente organizado, muito dedicado aos negócios, criativo e com enorme potencial para ganhar dinheiro . É justo, leal, prático, generoso (quando quer) e tem grande capacidade executiva e grande senso de justiça. Quando as coisas não saem como deseja, pode se tornar direto (às vezes até demais), agressivo, com acessos de mau humor e com grande tendência a dominar a todos, indiscriminadamente, sejam eles parentes, amigos ou empregados.
Em vista do seu grande potencial para ganhar dinheiro (ou outros bens materiais), será mais bem sucedido como alto executivo, trabalhando por conta própria ou em alguma atividade em que o dinheiro esteja presente e em grande quantidade. Pertence ao mundo dos negócios e, por isso, deve sempre desenvolver a sua capacidade criativa para levar avante os seus projetos.
Manifesta, normalmente, uma aparência austera, fria e calculista; na realidade, é tremendamente carente, sentimental, justo e sempre pronto a ajudar quem necessita dele.
Do outro lado, ou seja, do material, como 'adora' dinheiro, vive desconfiado, descrente de quase tudo e até certo ponto pessimista, o que o leva a ter repentes de solidão, mau humor e até um tanto ranzinza. Apesar disso, dificilmente é derrotado, superando todos os obstáculos que por ventura lhe apareçam pela frente.Qualquer vício lhe é prejudicial à saúde, principalmente o álcool, que pode lhe provocar graves distúrbios ao fígado e estômago.

DIA 9 = DIA DO HUMANISMO

O nativo deste dia é normalmente universalista: sente compaixão por todos e quer melhorar o gênero humano. É amante da verdade, normalmente generoso, independente, liberal, audacioso, corajoso,combativo, e não tem medo da derrota eventual, pois sabe que conseguirá o que deseja. Dificilmente tem paz de espírito e tranqüilidade, pois tem facilidade em atrair discórdia e desentendimentos, afastando os amigos e as pessoas que o amam. É um ser muito contraditório, pois sendo humanista e bondoso não deveria ser arrogante e revoltoso, mas o é, e dessa maneira, destrói em minutos o que levou anos a construir. 
Em virtude da sua autoconfiança, normalmente protela tudo, e às vezes acaba ficando em dificuldades financeiras, mas no final acaba se saindo bem. Não gosta de receber ordens e será mais bem sucedido em assuntos relacionados com a religião, filantropia ou associações beneficentes, nas quais a inspiração, a bondade e a compreensão sejam necessárias. Normalmente não se apega a nada nem a ninguém, sejam bens materiais, amigos, companheiros de jornada ou mesmo a pessoa amada,tendo ao longo da sua vida muitos desapontamentos amorosos e também algumas perdas de amizade . Adora viajar e conhecer novos lugares, novos países, novas pessoas. Qualquer vício lhe é tremendamente nocivo ao organismo,seja o hábito de beber, fumar ou qualquer outro, pois possui um organismo muito sensível e os vícios lhe prejudicam terrivelmente o sistema nervoso e o respiratório.

DIA 10 = DIA DA AUTOCONFIANÇA

O nativo deste dia é audacioso, progressista, independente , prestativo, amigo, atraente fisicamente, cativante e sempre pronto a ajudar àqueles que lhe pedem auxílio.
Pelo seu lado atraente e de certa forma arrogante, normalmente desperta inveja e antipatias. É também de certa forma possessivo com suas coisas, amigos, sócios e cônjuge. Para ter sucesso profissionalmente, deve desenvolver a espiritualidade, pois caso contrário pode ser envolvido por pessoas inescrupulosas que tudo farão para o arruinar e caso não possua esta característica, dificilmente terá competência para solucionar seus problemas. Sendo líder por natureza, ou trabalha só ou em cargos de chefia, de preferência no ramo da engenharia, metalurgia, comércio, vendas ou diretamente com o público, pois é muito convincente. Deve evitar todo e qualquer tipo de vício, principalmente o fumo, pois as suas vias respiratórias são frágeis e sofrerão terrivelmente com este vício.

DIA 11= DIA DA HARMONIA

Apesar de ter como lema a harmonia, a inspiração está sempre presente em sua vida. É um diplomata por excelência; delicado nos termos, ações, possuindo tato e discernimento para qualquer problema ou ocasião. É um número mestre, e os seus possuidores quase sempre são carinhosos, sentimentais e necessitam tremendamente de um lar para se sentirem seguros, protegidos, pois não gostam de viver sozinhos. 
Normalmente é exagerado em seus amores, pois é altamente emocional e por vezes se sente frustrado em tentar impor aos outros seus pontos de vista e padrões morais e não ser atendido. Parece uma contradição, e é, pois sendo o 11 compreensivo por natureza, não deveria se importar com o pensamento alheio, mas se importa.
Como ama a liberdade, necessita estar sempre ocupado para se sentir útil e feliz. É eficiente profissionalmente e poucos o acompanham em qualquer atividade, apesar de ser mais sonhador do que realizador e, em virtude disso, deve sempre procurar orientação técnica profissional para ser bem sucedido, ter sucesso e ser feliz.
Deve, ainda,tomar muito cuidado para que o seu intelecto não sufoque sua intuição, pois sendo psíquico, não pode vacilar ante os problemas. Pode parecer submisso, mas, na realidade, consegue tudo o que deseja pela persuasão, paciência e persistência, características que lhe são inerentes.Tem tendência à arrogância e qualquer vício lhe é prejudicial ao organismo.

DIA 12= DIA DA AUTO-EXPRESSÃO

É comunicador nato. Pela sua expressão, persuasão e argumentação, consegue convencer todos os oponentes. Tem gosto artístico, habilidade manual, é idealista, quase sempre está de bom humor e dificilmente desiste dos seus ideais. A sua praticidade e agilidade em fazer as coisas, leva-o a assumir mais compromissos do que pode cumprir e, dessa maneira, está sempre atarefado, cheio de trabalho, necessitando aprender a dosar suas energias, pois com certeza vai precisar delas em casos especiais.
O nativo deste dia é íntegro em seus propósitos, justo, de caráter leal, franco, liberal, de natureza ativa, qualidades comerciais, diplomacia, aptidão para o comando e gosta de ajudar o próximo. É muito respeitador da fé e das crenças, suas e alheias.
Gosta de ser popular, tendo mesmo tendência para se tornar político ou trabalhar em atividades de interesses sociais. É bondoso por natureza, e por vezes em vista dessa característica, tende a ser explorado pelas pessoas mais chegadas a ele.
O nativo deste dia, quando quer captar simpatias ou simplesmente fazer novas amizades, é capaz de assumir papel de vítima, mantendo as suas 'presas' em constante ansiedade e insegurança, ora apaixonado, ora indiferente e distante. Tem natural impaciência e quase sempre se deixa dominar
pelo nervosismo, estando sujeito a crises de depressão. 
Para evitar este lado negativo da sua personalidade, deve-se manter sempre interessado em algo construtivo, de preferência ligado a atividades intelectuais. Os eventuais fracassos, as decepções e frustrações (principalmente com os 'amigos'), são causas de distúrbios no sistema nervoso, desequilíbrio do metabolismo, hipertensão e também problemas renais.

DIA 13 = DIA DA PERÍCIA

O nativo deste dia é meticuloso, autoritário, sistemático, prático, econômico, trabalhador incansável, sempre lutando em prol dos seus objetivos, não poupando esforços para atingi-los. Como o nome do dia sugere (dia da Perícia), é tremendamente hábil em reformas, em transformações e mudanças, quando estas são de seu interesse. Ousado e dinâmico, prefere fazer acontecer a esperar. 
É hábil em trabalhos manuais (consertos e reparos), mesmo que estes exijam conhecimentos técnicos, pois com simples observação consegue adquirir a capacidade técnica para os consertar.
É alegre e talentoso, podendo se sair bem em profissões artísticas ou de entretenimento. É justo, bondoso e fica muito chateado quando pressente ou constata que alguém foi injustiçado e também se revolta com as competições desleais ou quando alguém é enganado.
É muito amoroso, mas encontra certa dificuldade em expressar seus sentimentos. É prestativo, dedicado, bom amigo, mas quase nunca expressa essas emoções, parecendo isto sim, indiferente, frio,materialista e calculista, reprimindo seus sentimentos, sejam eles de dor, decepções ou mesmo de alegria.
Não sabe viver sem amor, carinho e afeto. Porém, como não expressa esses sentimentos, poucos o compreendem e o conhecem realmente. A sua vida é pautada pelos negócios, pela dedicação à profissão (de preferência em indústrias de grande porte, construção civil ou administração pública), pois sendo íntegro, organizado, honesto e eficiente, rapidamente consegue um lugar de destaque nesses campos. Contrariedades e decepções, principalmente com parentes e amigos, podem lhe causar dores de cabeça, problemas na fala e no sistema respiratório, porém, consegue superar esses inconvenientes de modo admirável.

DIA 14 = DIA DA COMPREENSÃO

O nativo deste dia tem como meta a compreensão das coisas, das pessoas e dos fatos. A investigação, persuasão e seleção de valores, são as armas que usa para atingir esse objetivo.Quase sempre vive no presente, pouco se preocupando com o futuro, sendo normalmente líder em qualquer situação ou grupo. É negociante nato, não suportando ficar parado e sempre encontra algo para fazer, para ganhar dinheiro, pouco se importando com os riscos do negócio.
Um dos seus pontos mais fortes é trabalhar com muita movimentação de capitais, seja como especulador financeiro, agente imobiliário ou negociador. Não deve se prender a bem algum por mais de 5 anos. Depois dessa data, deve vender esse bem e adquirir outro, em local superior, pois a união dos números 1 e 4 = 5, faz com que deseje estar sempre em movimento, e quando isso não acontece, pode perder dinheiro ou ver os seus lucros diminuírem.
Para ser feliz no casamento, o cônjuge deve gostar de vida agitada, deve gostar de viajar, de conhecer novos lugares e jamais se prender a um único local, pois caso contrário a união não terá final feliz. Por ser naturalmente bondoso e emotivo, normalmente é presa fácil dos inescrupulosos, principalmente quando querem seus favores. Por vezes (quando desenvolvido espiritualmente) é profético, com tendências construtivas e destrutivas. Quando o contrariam ou frustram seus ideais, pode ter problemas respiratórios, algumas alergias e até desenvolver doenças imaginárias. Caso consiga controlar a impulsividade e adquira prudência, pode-se tornar muito bem sucedido financeiramente e também socialmente.

DIA 15 = DIA DO MAGNETISMO PESSOAL

Normalmente esse magnetismo é levado às últimas conseqüências, pois tanto homens como mulheres lhe acham simpático, agradável, afetuoso e delicado. No comércio ou num escritório, normalmente é o alvo das atenções, mais, é claro, do sexo oposto, sendo dessa maneira, invejado por todos.
Não tem grandes problemas financeiros (raramente fica pobre) porque é esperto, inteligente, perseverante e sempre encontra uma maneira de ganhar dinheiro. Não tem veia de avarento, mas é de certa forma apegado ao dinheiro, preferindo gastá-lo com o companheiro(a), na casa ou em algo proveitoso para si. Tem grande calor humano, adora reuniões sociais, ama a vida e as pessoas e não se importa em gastar, principalmente quando está em companhia da pessoa amada.
Deve se casar (ou unir-se) com pessoa que tenha afinidade com seus propósitos e gostos; caso contrário, a união não dará certo e qualquer separação o faz sofrer em demasia, levando-o inclusive ao isolamento. Tem a capacidade de atrair oportunidades e condições harmônicas.
Entre outros, pode assumir cargos comunitários, direção de espaços esotéricos ou outros que exijam compreensão e mão firme para manter a ordem e a disciplina em grupos, isto pela sua capacidade,responsabilidade e habilidade natural de compreender, unir e harmonizar. Mesmo em idade avançada, parecerá sempre jovem. É honesto, digno de confiança, amável e bondoso. Tem inclinações artísticas, podendo se destacar na oratória, nas artes plásticas, música ou representação. A repressão de suas ambições, ideais ou afetos, podem lhe causar problemas no fígado, pulmões e garganta. Deve evitar o uso do cigarro.

DIA 16 = DIA DO TRIUNFO

O 16 é o número dos extremos: da riqueza ou da miséria. Dependendo da vida que levar, pode transformar seu possuidor num ser poderoso, rico, um ser de pleno sucesso e felicidade; no outro extremo, pode arruinar, levar ao desmando, transformar o ser em um elemento arrogante, prepotente, orgulhoso e dominador. Aconselha-se que os possuidores deste número vivam tão altruisticamente quanto possível, a que tenham pensamentos positivos, sentimentos elevados e, desta maneira, com absoluta certeza atingirão o sucesso e serão muito felizes. 
É, também, o número do equilíbrio entre o material e o espiritual. Se teimar em viver fraudulentamente, querendo levar vantagem em tudo e com todos, poderá ver seus planos frustrados, ser traído por amigos e ainda contrair doenças inesperadas. É analítico, cético (só acredita no que vê ou é comprovado), gosta de conhecer a essência e o âmago das coisas e pessoas e também apresenta acentuado caráter perfeccionista.
Pelo seu senso de perspicácia, gosta e consegue desvendar coisas misteriosas e também de acumular conhecimentos. É um ser de grande sensibilidade, intuição e inspiração, tendo mesmo qualidades psíquicas sem qualquer estudo do assunto.Um dos seus grandes defeitos é gostar que as pessoas que o rodeiam vivam conforme seus moldes e, quando isso não ocorre, torna-se mal humorado e até colérico.
Por esse seu temperamento de presunção, geralmente vive isolado, porém, na realidade tem grande desejo de afeto e principalmente compreensão. Apesar de tudo isso, não suporta interferência em seus planos e projetos, mesmo quando estes não dão certo e o fazem rever ou adiá-los, fato corriqueiro na sua vida. Em vista da sua grande sensibilidade, que é atrativa em vários segmentos, deve tomar muito cuidado com falsos amigos, descontentamentos, com a ansiedade e principalmente com alguns perigos físicos, como o excesso de velocidade em automóveis.
Deveria,portanto, fugir da agitação das grandes cidades, dando preferência a viver no campo ou então perto da água (rios,lagos e oceano). Pela sua característica, deve trabalhar na iniciativa privada, em negócios de amplitude universal, de preferência que envolvam a educação ou a moral.As frustrações ao longo da vida (que não são poucas) podem lhe causar distúrbios digestivos, doenças de pele e até algumas imaginárias (hipocondria).

DIA 17= DIA DA PERSPICÁCIA

O nativo deste dia é naturalmente um líder inteligente e arguto. Está quase sempre de bom humor e consegue ser simpático até com os opositores. Diferente do líder (1), se quiser ser bem sucedido profissionalmente, deve trabalhar associado a outras pessoas, e mesmo que inicie uma atividade profissional em posição secundária, rapidamente e naturalmente alcança o posto mais alto. Nasceu para ser bem sucedido no plano material, através de muito trabalho, persistência e determinação. Por qualquer destes caminhos que se aventurar, será um vencedor: negócios imobiliários, comércio em geral, como executivo trabalhando com muitos subordinados ou comércio exterior, pois é eficiente profissionalmente,econômico (não avarento) e grande articulador.
É popular, está sempre bem humorado (mesmo que seja para disfarçar alguma decepção ou tristeza), e só depende dele ser ou não bem sucedido financeiramente. Normalmente é bem relacionado com o sexo oposto e está sempre cercado de admiradores. A repressão de seus afetos, renúncia de seus planos ou falsidades (principalmente dos 'amigos') podem lhe causar dores de cabeça, problemas biliares, sanguíneos e até reumatismo.

DIA 18 = DIA DO PODER MENTAL

Quem nasce neste dia (um dos mais poderosos), pode escolher: ser elevado ao lugar mais alto ou se ver na lama. Em outras palavras, é tão poderoso para o positivismo, como o é para o negativismo. É o número dos líderes religiosos influentes, dos magos, médiuns e também dos bruxos. Os que estão sob esta influência podem, se assim o desejarem, serem felizes ou infelizes, poderosos ou desgraçados. De natureza psíquica, o 18 é profundamente espiritual; tem contato com dimensões superiores, visões, de ampla e irrestrita intuição, é comunicativo e altamente sensível a problemas espirituais. É um vencedor nato! É inteligente, tem mente ativa e desperta e consegue se sobressair em quase todas as atividades.
Os seus maiores inimigos são seus próprios defeitos: vaidade e ambição. No outro extremo, ou seja, caso não seja envolvido espiritualmente, tem tendência a se entregar ao pessimismo, por medo do desconhecido, do futuro e, quase sempre, nesse estado, acaba sendo presa fácil para as adversidades, terminando na ruína completa.Tem no seu lado positivo, a intuição e independência prestativa e desinteressada, intelectual, emotiva e requintada, gostando de discutir sobre os mais diversos assuntos. No negativo, acentua-se o humor variável, a crítica e a discussão sem qualquer fundamento. Estas variações leva-o a constantes modificações, desapontamentos, perdas e também viagens de fuga. Porém, quando quer, consegue superar todos os obstáculos, pois é um grande lutador, encarando todos de frente, sem medo de nada nem de ninguém. Tem caráter afetivo e é também dedicado aos outros.
Como é muito prestativo, consegue fazer amizades com facilidade e ter relacionamentos duradouros, pois também é muito amoroso, apesar de ser
facilmente vulnerável e explosivo. As frustrações levam-no a perturbações cardíacas, enxaquecas, melancolia e problemas no sistema nervoso. Deve evitar o cigarro, o álcool e as drogas.
DIA 19 = DIA DO CARÁTER
O biótipo do dia natalício 19 mostra muita coragem, força de caráter, de natureza audaciosa, apaixonada e até impulsiva,chegando em certos momentos a atos heroicos. Assim como o (5), quer mudanças, é versátil e está sempre desejando o melhor para si e também para a família. É independente, artístico, original e dotado de espírito de iniciativa e criatividade. 19 é o dia do sucesso, da prosperidade e também da felicidade. Esta vibração altamente positiva tem em si embutido também certa tendência à arrogância à teimosia e à vaidade.
É também o número dos extremos (1 e 9); desta configuração só poderia resultar em um indivíduo que em certo dia está nas nuvens (rico), e em outro atolado na mais completa miséria. Possui grande poder de realização, mas se irrita com certa facilidade, tendo acessos de crises de violência que normalmente afetam sua saúde. Apesar desta negatividade, jamais guarda rancor de quem quer que seja e rapidamente esquece qualquer ofensa de que é vítima. Sendo o seu lema o caráter, na mais pura expressão, o seu possuidor é um reformador, e como tal, sempre pensa em uma maneira de transformar o mundo, conquistando dessa maneira, simpatias e a admiração de todos.
Quando quer alguma coisa, é capaz de gestos teatrais e até atitudes extremas e não aceita seguir o tradicional. Pelo seu instinto 'paternal', as decepções (principalmente com amigos), frustrações (ideológicas) e fracassos (profissionais), podem afetar o seu coração, a circulação sangüínea, a visão e também o sistema auditivo.
DIA 20= DIA DA SENSIBILIDADE
Como especificado, o nativo deste dia é muito sensível e para atingir seus objetivos e expressar seus sentimentos, usa de rara imaginação, brandura de modos e grande espírito de irmandade.É uma pessoa voltada para o lar, possuindo um constante desejo de paz, amor e felicidade, porém, às vezes contenta-se com condições pouco harmoniosas que lhe tolhem e prejudicam os seus ideais,mas jamais desiste de tentar até conseguir seus objetivos. É pacífico por natureza, não suportando discussões e faz qualquer coisa para evitá-las.
Apesar disso, tem muito orgulho de si mesmo, de suas habilidades, além de dar muita importância à própria aparência e à condição social. É um ser romântico, cheio de afeto, um tanto inconstante e mutável, até certo modo vacilante, visando os fins sem se preocupar com os meios. Esta fase negativa da sua personalidade, caso não seja trabalhada com altivez, pode levá-lo à ruína material e até
espiritual. Está sempre querendo conhecer novos lugares e novas pessoas e também viver novas experiências.
É tremendamente hábil e é capaz de fazer qualquer serviço mais rápido e melhor do que qualquer outro. Também tem grande habilidade para tratar com o público, sendo dessa maneira, um bom político ou trabalhar em repartições governamentais voltadas para o povo. As decepções, frustrações e contrariedades podem lhe causar graves prejuízos ao sistema nervoso.
DIA 21 = DIA DO IDEALISMO
Apesar de ser idealista e liberal, o nativo deste dia necessita da companhia de outras pessoas, pois dessa irmandade depende o seu sucesso e também o seu bem estar. Nasceu para manifestar e expressar seus sentimentos e idéias. É ambicioso, mas dispersivo,e dificilmente consegue acabar o que começa, deixando que os outros terminem suas tarefas e também que recebam as glórias. Tem talento para a arte e o dom do entretenimento. 
Não é dos melhores amantes, pois apesar de ser amoroso e de se apaixonar com facilidade, é mais amigo dos seus parceiros do que cônjuge, pois coloca a paz, a compreensão e a harmonia acima do amor, a ponto de sacrificar-se por elas. É por demais emotivo, sujeito a extremos, que o leva quase sempre a um estado de depressão. Em vista dessa sua fragilidade e inconstância, encontrará sérios obstáculos na juventude, mas por fim terá sucesso na idade mais madura, pois tem absoluta certeza de que tudo acabará bem.São suas qualidades positivas: amizade, idealismo e capacidade de entretenimento. 
Após os 40 anos, a determinação e a vontade em conseguir sucesso material se fortalecerá e as privações antes dessa idade servirão como exemplo e também como um orientador que o conduzirá ao sucesso desejado. 21 é considerado o número de 'sorte', pois de maneira inexplicável (para os outros números) consegue 'tudo' o que deseja. Cuidado com as doenças psicossomáticas adquiridas das frustrações, decepções e contrariedades.
DIA 22 = DIA DA PRATICIDADE
O nativo deste dia, como especificado, é tremendamente prático, adapta-se a qualquer tipo de trabalho e para atingir seus objetivos (caso os tenha), é capaz de feitos heroicos. Como tem visão futurista e perfeccionista ao extremo, inúmeras vezes deixa de aproveitar as ocasiões que se lhe deparam no dia a dia.
Sendo um ser totalmente independente, tanto em considerar as coisas como as pessoas, despreza os convencionalismos e as tradições, o que normalmente lhe é prejudicial profissionalmente. Ainda com referência ao futurismo do nativo, normalmente não tem grandes ambições materiais e pouco se importa em ganhar ou acumular fortuna e, dessa maneira, está sujeito a muitos altos e baixos durante a vida. Para viver adequadamente, deve manter o equilíbrio entre as emoções e a praticidade. É de certa maneira nervoso,tenso e necessita muito de repouso.
Este seu lado negativo, em certos momentos, mostra um certo desequilíbrio emocional, tendendo à intolerância, impaciência, não se entendendo a si próprio e, assim vivendo em constante conflito com os mais próximos. Sendo um duplo '2', também na vida real as coisas tendem a acontecer-lhe em dobro, tanto para o bem, como para o mal, portanto, deve fazer um esforço redobrado para viver construtivamente e em harmonia com toda a humanidade.
O 22 enxerga longe; em vista disso, deve sempre procurar profissões ou ocupações de caráter mais geral e não aquelas de interesse pessoal. Nasceu para a humanidade e em vista disso, tem enorme responsabilidade com seus semelhantes e para que todos os seus dons (que são muitos) possam se manifestar, deve trabalhar como alto executivo, político, escritor de temas universalistas, artista, conferencista ou a chanceler. Em vista do seu alto grau de sensibilidade, está sujeito a distúrbios psíquicos, nervosos e também alterações do sistema glandular, principalmente quando reprimem ou lhe frustram seus ideais. Os vícios, principalmente o cigarro e o álcool, são verdadeiros venenos para o seu organismo.
DIA 23 = DIA DA PERSUASÃO

Se quiser levar uma vida sem maiores problemas, tem de trabalhar ao máximo o seu lado compreensivo. O 23 tem grande habilidade para lidar com as pessoas, é paciente, tem capacidade investigativa e perseverança para conseguir clarear uma situação obscura ou então descobrir um caminho novo, um caminho nunca antes percorrido.
Apesar de ser paciente, nunca descansa até conseguir o que quer. 23 é o número do sucesso material, do dinheiro, e o seu portador precisa aprender a seguir caminhos profissionais, de preferência os de alto nível e não enveredar para os negócios, pois sendo intelectual, pertence ao mundo sensível e não está apto a servir ninguém.
Tem personalidade marcante, rara inteligência (aprende tudo com grande facilidade), inclinação social (gosta de festas e reuniões) e se dá melhor com o sexo oposto do que com o próprio. Em virtude da sua grande sensibilidade, quando lhe tolhem os objetivos ou reprimem seus ideais, pode sofrer sobremaneira do sistema nervoso. Pode ser um excelente diplomata, político, médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta holístico, escritor metafísico ou até viver no meio artístico, conseguindo com esta profissão fama e alta posição social.
DIA 24 = DIA DA UNIÃO
União, harmonia, praticidade, diplomacia, amor e alegria, fazem parte deste excelente número. O 24 é honesto, pacífico, bondoso, grande amigo, amante da verdade e tolerante com as falhas alheias. Esteja onde estiver e com quem, é quase sempre o centro das atenções, não pela beleza física ou porte, mas sim pela inteligência, calor humano e compreensão de tudo e com todos. É muito hábil em trabalhos manuais, sejam eles mecânicos, eletro-eletrônicos, de marcenaria, ou concertos rotineiros os mais variados. Tem, também, gostos gastronômicos, sendo excelente cozinheiro e nas festas que participa é sempre solicitado para fazer os aperitivos ou o churrasco.
Em virtude da sua grande sensibilidade, tem tendência a proteger os fracos e oprimidos e a se deixar levar pelo sofrimento alheio. No amor, caso seja demasiadamente sonhador, ardente e romântico, dificilmente se ajustará à vida monótona do romance, pois se sentirá incompreendido e solitário. Como tem presença marcante e cativante, é sempre preferível ir pessoalmente a algum lugar, em vez de telefonar ou escrever. Pode ser grande médico ou psicólogo, pois é muito sensível e compreensível. 
O cuidado maior é quanto à tendência negativa para o ciúme, a preguiça, a censura e a preocupação exagerada. Estes predicados negativos podem lhe causar crises psicológicas e levá-lo ao fracasso e a todo tipo de doenças psicossomáticas. Para ser feliz e vencer na vida,necessita saber que é amado e querido, pois caso contrário as tendências negativas especificadas acima se acentuam.
DIA 25= DIA DO PROGRESSO
O nativo deste dia, além da ambição material inerente ao ser humano, vive constantemente em busca do desejo da moralidade. É um pensador, um estudioso e, em vista disso, profundo conhecedor de vários assuntos, podendo se destacar e ter sucesso nos mais variados segmentos, como ciência, ocultismo, filosofia ou sobre a Natureza na sua mais abrangente expressão. O 25 é perfeccionista, exigente (consigo e com os outros), diplomata, versátil, com grande capacidade intuitiva, senso analítico e perspicaz. Por vezes precisa ficar a sós, em silêncio, para poder meditar e receber inspiração do Eu interior. Como tem dons proféticos e desenvolvida intuição, por vezes é instável e sujeito a vacilações e flutuações na sua personalidade.
Tem como seu grande defeito, subestimar as suas qualidades, sendo ao longo da vida subjugado por pessoas muito inferiores a si. Como é honesto, bondoso e leal, julga que os outros principalmente os 'amigos' também o são e, assim, vive sendo usado por essas pessoas, que tudo fazem para lhe tirar dinheiro e também para fazê-lo de empregado.
Apesar dessas decepções ou frustrações e fracassos ocasionais, enfrenta tudo com muita valentia, mas pode ter problemas estomacais, como úlceras, sofrer de algum mal cardíaco ou pulmonar, na qual é recomendada a total abstinência ao cigarro. Deve a todo custo evitar o álcool, pois seu organismo frágil não suporta tal vício, embriagando-se com certa facilidade e, dessa forma, metendo-se em confusões que jamais entraria se estivesse sóbrio. Será mais feliz se morar próximo da água: rios, lagos e mar.
DIA 26 = DIA DA JUSTIÇA
A justiça na sua mais pura expressão, a perseverança e a moderação são as principais características do nativo deste dia.Tem, também, grande capacidade de discernimento, competência e organização, jamais desistindo dos seus objetivos e ideais, mesmo em algumas ocasiões parecendo indeciso, não sabendo muito bem o que quer. Tem personalidade marcante e certo ar de superioridade,que com certeza lhe garantem certas inimizades e algumas perturbações.
Quando é contrariado, torna-se agressivo e mal humorado . O nativo deste dia é normalmente um ser solitário, de certa forma incompreendido, parecendo frio e calculista; na realidade, é uma extraordinária alma humana, sempre pronto a ajudar os fracos, os amigos e aqueles que necessitam de ajuda humanitária.Nasceu para mandar. É muito organizado, justo, de aspecto intelectual, com grande cultura e senso de responsabilidade. É também elegante no vestir e despreza o modernismo, preferindo o convencional.
Frustrações e decepções podem lhe causar problemas biliares, dores de cabeça, reumatismo e problemas de circulação
sanguínea.
DIA 27= DIA DA AUDÁCIA
Feliz daquele que nasce neste dia, pois a junção dos números 2 (dois) e 7 (sete) somados, representam o carisma do número 9 (nove). O nativo deste dia é normalmente conhecedor dos mistérios da vida e pode, se quiser, ir a extremos: para o bem ou para o mal, e normalmente com 18 anos já definiu o caminho que vai percorrer. Virtudes: dedicação àquilo que acredita, generosidade e genialidade. Fraquezas: falta de concentração e de persistência.
Como lhe parece fácil realizar qualquer coisa, inclina-se a protelar tudo. Normalmente intelectual, de natureza psicológica, é admirado e respeitado por todos que dele se aproximam, conseguindo realizar sonhos de paz e harmonia entre as pessoas. Tem personalidade audaciosa, liberal, corajosa, combativa e independente; é também grande amante da liberdade e não suporta dar satisfação dos seus atos, preferindo trabalhar só. Quase sempre bem sucedido no plano material, dificilmente tem maiores problemas de dinheiro, pois sabe como consegui-lo.
Tem elevado senso de fraternidade e mente Universal. É afetuoso, emotivo, nervoso e de certa maneira um tanto extravagante,principalmente em se tratando de sua aparência. O amor, a afeição e dedicação ao semelhante representam muito e é capaz de grandes sacrifícios pelos que ama. É por demais pacífico e jamais procura problemas, o que não quer dizer que seja covarde; muito pelo contrário, pois se pode tornar violento quando atingido por injustiças e ingratidões. Caso não tenha uma existência superior e altruísta, as frustrações, fracassos e decepções podem lhe causar perturbações cardíacas e algum tipo de problema cerebral.
DIA 28 = DIA DO QUERER
É muito contraditório, pois nasceu com o dom do querer, mas vive se queixando. É naturalmente tímido, infeliz e até de natureza doentia.Livre dessa face doentia poderá se impor a tudo e a todos, pelo seu admirável senso diplomático e espírito de justiça e compreensão. Será mais bem sucedido como chefe ou em atividades independentes, pois não gosta de ser mandado nem criticado. Como tem grande vitalidade e energia física, pode se dedicar a várias atividades ao mesmo tempo sem se cansar. Como o 29, tem muitos começos e poucos fins, e por isso deixa de aproveitar as oportunidades de se tornar famoso e rico.
Tem tendência a aumentar seus aborrecimentos, embora não aparente e nem concorde com isso e, dessa maneira, se sujeita a muitos desapontamentos. É líder natural, mas falta-lhe espírito competitivo e força de vontade para lutar por seus ideais.
Para superar todos os pontos negativos, deve desenvolver otimismo, autoconfiança e perseverança de propósitos.Estudar a natureza humana, procurando compreendê-la, deixar de ser egoísta e se elevar sempre, seja no plano material como intelectual,são a base de sustentação para que atinja o sucesso e a felicidade tão almejadas.
DIA 29 = DIA DA ESPIRITUALIDADE
Quem nasce neste dia e souber orientar sua vida para o bem, conseguirá tudo o que desejar, pois o número 29 tem a característica de imprimir força ao nativo. É, um extremista: o 2 e o 9 levam-no ao estado de euforismo ou à melancolia. 
Tem grande capacidade auditiva e senso variado de humor, podendo em questão de segundos ir da alegria contagiante à mais negativa das formas: a violência. É um ser altamente espiritualizado e as pessoas que com ele convivem devem também comungar de seus ideais, pois caso contrário podem-se tornar seus inimigos.
Para conseguir se realizar usa de imaginação, brandura de modos (quando não o contrariam) além de elevado espírito de conciliação. Como é moral e intelectualmente elevado, usa a fé, o idealismo e o conhecimento inspirado para tingir seus objetivos, seus ideais. Sendo extremista, está sujeito a muitas mudanças comportamentais ao longo de sua duradoura vida e, por isso, deve procurar interesses definidos e manter o ânimo calmo e equilibrado, pois a sua normal agitação o torna disperso, provocando muitos começos e poucos fins.Há uma grande tendência a se voltar para a religião ou esoterismo após os 45 anos e deve cuidar para não cair no fanatismo e também não induzir os demais, pois como é inspirado e cativante, tem facilidade de convencer quem quer que seja.
Para ter sucesso na vida, necessita de harmonia em tudo e com todos, pois tem muita dificuldade em se situar no meio termo. 29 é o número do casamento e dos divórcios ou separações. Pode sofrer inúmeras decepções amorosas e, se encontrar a sua 'cara metade', normalmente casa-se cedo. Porém necessita controlar suas emoções e evitar atitudes apaixonadas, pois as uniões desfeitas causam-lhe imensos sofrimentos e dificuldades para se ajustar a uma nova relação.
Apesar de ser um pacifista, diplomata e conciliador, pode se tornar agressivo fisicamente, quando os seus princípios são violados ou as coisas não correm como gostaria, causando-lhe grande perda de energia e levando-o a se tornar irascível e até insuportável. As frustrações, desenganos e derrotas eventuais, podem lhe causar perturbações estomacais e demais órgãos do aparelho digestivo, ou mesmo moléstias de difícil diagnóstico e que se curam de maneira misteriosa. Tem tendência à obesidade e, por isso, deve controlar a alimentação e bebida. Fumar lhe é altamente prejudicial à saúde.
DIA 30= DIA DA REALIZAÇÃO
Manifestação, expressão, imaginação, liberdade, prazer em viver e comunhão com todos, são os principais predicados do nativo deste dia.Detesta ser criticado, pois é altamente sensível e não suporta se ver ' despido' de seus princípios e ideais. O 0(zero) à direita do 3 (três) mostra claramente que existe uma tendência à auto-anulação, à auto-desvalorização, subestimando-se em demasia.
Precisa constantemente se conscientizar de seu grande valor e de sua habilidade em superar dificuldades e, principalmente, impor-se antes a si próprio para depois conquistar o respeito e a admiração dos demais .É muito apegado à família e aos amigos; é bom e digno de confiança. Tem personalidade marcante, de certa forma perfeccionista, independente e não suporta ser mandado ou trabalhar em cargos ou funções subalternas.
Caso não seja moralmente desenvolvido, poderá tentar atingir seus objetivos de forma ilegal, fraudulentamente, usando de artifícios pouco convencionais (chegando mesmo a ser cruel), e como não consegue disfarçar seus sentimentos, quase sempre é pego e acaba se arruinando e arruinando os parentes, principalmente aqueles mais próximos,como filhos, irmãos ou o cônjuge. Fora desse lado negativo, normalmente é compreensivo e tolerante com tudo e com todos (apesar de às vezes pensar que está sempre certo).
Possui natureza jovial, altiva, dotes comerciais e grande capacidade para comandar e para ocupações que exijam sociabilidade e diplomacia. Quando lhe tolhem seus ideais ou frustram seus objetivos, o seu sistema nervoso sofre sobremaneira.
DIA 31 =DIA DA HABILIDADE
Como o número indica, os seus nativos possuem grande habilidade, capacidade, autoridade, ordem e segurança econômica, e dão mais valor às suas realizações do que a si próprio. É excelente em trabalhos comunitários ou em conjunto,mas dificilmente se adapta a regras e regulamentos. Como confia em todos, por causa da sua boa fé,normalmente é mal interpretado e enfrenta mais obstáculos que os demais, pois pensa que todos são como ele, honestos, retos e competentes, o que não é verdade e, assim, está sempre às voltas com problemas financeiros e também profissionais.
O nativo deste dia vive num mundo só seu e a maioria das pessoas tem certa dificuldade em compreendê-lo e para viver bem em sua companhia, a pessoa deve ser leal e compreensiva. Faz amigos e inimigos com a mesma facilidade..São suas características marcantes: trabalhar duro, ser honesto, leal, determinado e econômico. Jamais esquece um favor ou uma ofensa.
Adora um lar e crianças. Sempre que possível, deve-se casar cedo, pois a responsabilidade doméstica lhe é benéfica, trazendo paz e estabilidade à sua vida atribulada. Gosta de viajar e não suporta viver só. É teimoso e insistente em seus pontos de vista,ficando profundamente desapontado consigo mesmo quando não consegue realizar seus objetivos, levando-o a ter dores de cabeça e problemas cardíacos.