sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Dia de São Sebastião na Umbanda

“Dia de São Sebastião” em 20 de janeiro é também “Dia de Oxóssi” e “Dia da Consciência Indígena” sendo “Dia da Linha dos Caboclos na Umbanda”. Participe!
Dia 20 de Janeiro homenageamos Oxóssi e São Sebastião
Dia 20 de Janeiro homenageamos Oxóssi e São Sebastião

Quem foi São Sebastião

Sebastião era um soldado que queria resgatar a fé dos corações cristãos enfraquecidos diante das torturas nas mãos do Império Romano, apesar de estar a serviço desta mesma Guarda Imperial e muito próximo dos imperadores.
Mas foi exatamente sua compaixão e sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos o que o levou a julgamento e condenação como traidor.
Foi executado a flechadas, mas não morreu. Foi encontrado e socorrido pela Santa Irene, mas ao apresentar-se novamente diante do Imperador Diocleciano a condenação foi espancamento. Seu corpo foi jogado no esgoto romano, mas Santa Luciana o resgatou, limpou e sepultou.
São Sebastião foi personagem principal de muitas obras de arte da Baixa Idade Média e o maior foco nas pinturas era sua primeira execução.

São Sebastião e o sincretismo com Oxóssi

dia de São Sebastião na Umbanda
Dia de São Sebastião sincretizado com orixá Oxóssi
O símbolo da flecha, ou do arco-e-flecha, é também símbolo do orixá Oxóssi, rei das matas e caçador, por isto a associação.
Dia 20 de janeiro comemoramos o “Dia de São Sebastião” sincretizado pela igreja católica com o orixá Oxóssi.
Oxóssi na umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Oxóssi é o orixá da caça e da fartura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário