segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Pranayama a repiração conciente
É uma palavra do sânscrito que significa controle de energia (“prana” – energia, “yama” – controle, disciplina). Veremos, neste artigo, um pouco sobre a sua prática para nos trazer conexão pessoal e bem-estar.
A energia vital que nos nutre é o prana, e a respiração é uma das fontes mais abundantes de prana. A respiração é também a forma primordial de obtermos energia para todo o corpo. Permanecemos muito tempo sem comida, sem água, mas não passamos de alguns minutos sem respirar; qualquer breve tentativa de cortar essa função vital pode danificar nosso cérebro.
Os pranayamas são exercícios estruturados que, além do controle respiratório, também expandem a nossa aura e trazem a nossa consciência para o momento presente.Por meio deles, podemos controlar a entrada e saída de prana, de ar. Como resultado disso, tornamo-nos capazes de controlar a nossa mente e as nossas emoções. Os pranayamas também são fundamentais na prática da meditação.
Pranayama_o poder_da_respiração_consciente_1
Os benefícios da respiração consciente para a nossa saúde
Concentrando-se na temperatura do ar que entra e que sai, no movimento dos nossos pulmões e do diafragma, do abdômen, a mente fica em segundo plano. Como consequência, prestamos mais atenção em nosso corpo e aos pontos de dor e tensão que surgem e podem se agravar devido ao nosso estilo de vida sedentário e às muitas horas de trabalho em frente ao computador. A respiração é uma forma de adquirir e aumentar a habilidade para relaxar.
Por meio dela, realizamos uma troca gasosa e energética: durante a inspiração, no nível energético, entra o prana junto com o oxigênio (no nível físico), e na expiração sai o gás carbônico junto com o que os hindus chamam de apana. Usamos muito pouco dos nossos pulmões enquanto respiramos, e chega a ser apenas um terço da capacidade deles. Graças a essa respiração curta e insuficiente, muitas vezes atingimos estados como depressão e ansiedade, estresse, que nos levam a outras doenças se não tomarmos consciência disso.
Com a prática dos pranayamas, podemos melhorar o funcionamento do nosso corpo e atingir estados profundos de relaxamento, dissolver as emoções negativas, modificar padrões mentais, curar dores físicas.Pessoas com hipertensão também podem se beneficiar muito com a respiração consciente que alcançamos com o pranayama, pois ela nos traz para o agora – por isso ela consegue eliminar a ansiedade (que é estar no futuro criado pela mente) e a depressão (que é estar no passado, voltando no tempo das memórias da mente). Vemos, aqui, que controlando a respiração, controlamos a mente e os filmes que passam diariamente por ela. Também podemos ficar mais alertas quando respiramos mais rápido. Mas é bom aprender os exercícios de forma correta para que você não passe mal.
Pranayama_o poder_da_respiração_consciente_2
Como despertar o poder da sua respiração?
A respiração completa, também chamada de raja pranayama, vai te ajudar a ampliar o aproveitamento da sua respiração no dia a dia usando o diafragma. Ele é o músculo da respiração e separa os pulmões da cavidade abdominal. Saber utilizá-lo de forma adequada é como aprender a usar e trabalhar bem todos os demais músculos do corpo.
Praticando o raja pranayama, conseguimos perceber o ar preencher três regiões diferentes, tais como a região abdominal que inflamos ao inspirar; a região diafragmática, onde ficam as costelas flutuantes, que se preenche para os lados; e a parte superior do peito, próximo às clavículas.
Ao utilizar apenas a parte abdominal, já é possível tranquilizar a mente e as emoções quase que instantaneamente. Com a região diafragmática, fortalecemos esse músculo e utilizamos melhor toda energia produzida.
O uso da parte superior na respiração é a mais fácil, pois é por ela que respiramos instintivamente e, como efeito, no entanto, ficamos estressados. Por outro lado, essa respiração é ideal para quando se precisa de mais energia; ela também é usada para o ataque (lembre-se da nossa origem e do que fazíamos para sobreviver na pré-história), e estimula a liberação de uma grande quantidade de cortisol e adrenalina no sangue.
O hábito de respirar pela região do peito traz consequências já conhecidas nos quadros de estresse. Para que essa situação seja revertida, pratique a seguinte respiração: inspire profundamente contando mentalmente “1, 2 e 3”. Durante a inspiração, sinta o seu abdômen se expandindo, junto com a região das costelas flutuantes. Em seguida, expire até a última gota de ar contando “3, 2 e 1”. Perceba a sua respiração e, se ficar tonto ou tiver uma hiperventilação, faça mais calmamente. Faça esses ciclos de inspiração e expiração por três minutos. Entre uma inspiração e expiração, procure segurar o ar por 3 segundos também, perceba seu limite. Com o tempo você terá cada vez mais consciência da respiração completa.
E aí, gostou deste artigo? Falamos muito rapidamente sobre pranayamas e sobre seus benefícios. Essa prática pode ser combinada com as posturas de yoga, e pode proporcionar ainda mais relaxamento e consciência corporal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário